TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Notícia

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

PSICOLOGIA

00091889  Gabriela Azevedo Silva
00092105  Gabrielle Ribeiro Bottene Nonato
00093373  Isabela Lupatelli Mendes
00091993 Isabelle Araujo de Oliveira
00094084  Luana de Lima Rolim
00092556  Rafaela do Espírito Santo
00090950 Rafaela Gomes de Miranda

 Trabalho de Psicologia Social 1

Sorocaba/SP

2018

00091889  Gabriela Azevedo Silva
00092105  Gabrielle Ribeiro Bottene Nonato
00093373  Isabela Lupatelli Mendes
00091993 Isabelle Araujo de Oliveira
00094084  Luana de Lima Rolim
00092556  Rafaela do Espírito Santo
00090950 Rafaela Gomes de Miranda

Trabalho de Psicologia Social 1

Trabalho de Psicologia, para a disciplina “Psicologia Social 1” com orientação do Prof. Ednilton José Santa-Rosa, baseado no livro, O homem em movimento dos autores Silvya T. Maurer Lane, Wanderley Codo.

Orientador: Prof. Ednilton José Santa-Rosa

Sorocaba/SP

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................2
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO............................................................................3
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS INDIVIDUAIS..............................................................7
5 REFERÊNCIAS
ANEXO 1 – NOTÍCIA
ANEXO 2 – AUTO AVALIAÇÃO



  1. INTRODUÇÃO                                                                                                      2

       O seguinte trabalho aborda os quatro temas vistos em aulas, que são, Contradições, Consciência, Atividade e Identidade, com base nas discussões em sala de aula, e no livro O homem em movimento dos autores Sylvia T. Maurer Lane, Wanderley Codo. Para entender melhor esses quatro temas é necessário uma análise crítica que será vista ao decorrer do trabalho apresentado.



  1. DESENVOLVIMENTO teórico                                                                         3

       1 CONTRADIÇÃO

       Dentre todos os aspectos que podemos observar na notícia apresentada, a contradição em relação à tecnologia é a mais forte, podendo ser observada que a tecnologia foi inventada para a expansão de conhecimento da população como um todo mas que na China não é usada desta forma. Na notícia, o aplicativo seria uma ferramenta para ajudar a população, porém, vemos que na verdade ajuda a manter o poder do opressor sobre os oprimidos, então a tecnologia é uma nova forma de ditadura, pois se o indivíduo não se submete a ela, a sociedade te oprimi, e se o indivíduo se submete ele se torna refém do sistema.
     

        Outro ponto contraditório na notícia é o fato de que a empresa Google é a favor da expansão de conhecimento, mas que neste caso esta visando mais o lucro e o sucesso do que seu próprio objetivo inicial. Neste caso a empresa está mais preocupada com o lucro independente do objetivo do aplicativo, já que o conceito do aplicativo é ampliar a censura imposta no país o que contradiz com a liberdade de conhecimento que o Google propõe.

        Outra contradição indicada é que o Google (parte do conglomerado Alphabet) deixou a China há oitos anos protestando contra a censura e no atual momento está querendo voltar secretamente para a China com a intenção de obter mais lucros através da manutenção e aumento da censura.


       
2 CONSCIÊNCIA

        A relação com a consciência segundo Lane é de que o cidadão Chinês está condicionado a seguir os padrões impostos pelo governo, no qual o indivíduo se torna alienada pela naturalidade dos fatos, uma vez que nasce estando imposto de que algo é errado e irá seguir essas regras até o momento em que tome consciência se tornando critico, mas para isso o indivíduo deverá ter acesso às informações omitidas, para assim participar da experiência contraditória que leva a consciência.

         Para o opressor se manter no poder ele mantém esse sistema de censura, a fim de manter o povo oprimido e alienado, baseado naquilo que o governo decide ou não disponibilizar para o conhecimento da sociedade. A partir do momento em que o oprimido enxergar as contradições impostas pelo opressor ele pode se tornar consciente de que aquela censura imposta pode ser algo negativo para a sociedade, mas o indivíduo se tornar consciente não garante que a situação de opressor e oprimido vá mudar, pois essa mudança depende de outros fatores que estão acima do querer da população. O objetivo do indivíduo consciente é ajudar a conscientizar outras pessoas de que aquele sistema serve para manter a ordem do poder (opressor) sobre a população (oprimidos).



3       ATIVIDADE                                                                                                         4


        Atividade é ação do homem no mundo, é o trabalho, o que executamos, o que transforma o mundo, o que traz mudanças, pode ser uma mudança verdadeira, que questiona as contradições, reflete, deixa de ser um trabalho alienado, ou uma mudança esperada (reproduzida), que é o caso da notícia utilizada para fazermos essa análise, onde a empresa quer entrar no mercado chinês através do aplicativo que se adequa a censura imposta naquele país.

        A atividade é o fato do diretor executivo do Google, Sundar Pichai, querer utilizar da tecnologia com a intenção de retornar ao mercado chinês, através de um aplicativo, chamado “Dragonfly” essa proposta surgiu por conta do grande mercado e número de usuários presentes na China.

       “A proposta foi criticada por funcionários e ativistas pelos direitos humanos” conforme o trecho a cima, retirado da notícia analisada, podemos observar, que o aplicativo não foi contra a estrutura do governo chinês, onde os sites são bloqueados quando contem certas palavras consideradas “perigosas” pelo governo. A intenção não é causar uma mudança significativa para a população chinesa, mas lucrar, fazendo com que permaneça a alienação da população, pois o governo controla assuntos que poderiam trazer reflexões a esses indivíduos, mostrando que existe uma diversidade além do que eles têm acesso, porém o governo limita esse acesso, com a finalidade de criar o indivíduo que a sociedade precisa, que não tem capacidade de perceber que pode ser diferente, não critica, não entendem o que acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (179.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com