TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Comportamento e Prática Baseada em Evidências

Por:   •  14/10/2023  •  Exam  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

Guia de Estudo

Aula 1: Análise do Comportamento e Prática Baseada em Evidências

Literatura para resolução das questões:

  • SKINNER, Burrhus Frederic. A Psicologia pode ser uma ciência da mente?. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 6, n. 1, p. 111-119, 2010. https://itcrcampinas.com.br/pdf/skinner/A_Psicologia_pode_ser_uma_ciencia_da_mente.pdf
  • LEONARD, Jan Luiz et al. Ciência, Análise do Comportamento e a Prática Baseada em Evidências em Psicologia. Perspectivas em Análise do Comportamento, 2023. https://www.revistaperspectivas.org/perspectivas/article/view/962/469

1. A palavra “evidências” quer dizer achados que resultam de pesquisas científicas que passarm pelo controle experimental e/ou estatístico em seus delineamentos (i.e., rigor científico). Explique essa afirmação.

Afirmação fala sobre o que uma é evidência científica, que consiste em um dado que ápos ser colocado a prova por pesquisas científicas, atravez de uma observação sistematica e cintrolada , é comprocado como verdadeiro e servem de argumentos para validar ou não uma teoria.

2. A prática baseada em evidências utiliza o conhecimento de pesquisas que aplicaram procedimentos e recursos com efeitos testados e que se mostraram eficazes. Explique como a Análise do Comportamento vê essa prática.

A  Análise do Comportamento e a Prática Baseada em Evidências se mostram em perfeita harmonia e interligadas. Afinal, devido sua base empirica, a Análise do Comportamento sempre esteve em busca de comprovação científica de suas afirmações através de    pesquisas científicas capazes de investigar suas variáveis de controle,tornando possivel pensar em como produzir mudanças comportamentais, intervenções, tecnologias.

3. Explique o critério da falseabilidade do conhecimento científico proposto por Popper (1975).

Popper propõe em seu conceito titulado de princípio da falseabilidade, o critério de que para uma teoria ser considerada científica é necessário que ela seja confrontada com dados da realidade empírica, ou seja que ela seja capaz de ser posta à prova através de testes experimentais que concluam sua falseabilidade .

4. Skinner propõe que a introspecção é inadequada para o estudo dos fenômenos

psicológicos. Como ele resolve esse problema para explicar o comportamento?

Para Skinner a introspecção é um método falho  e inadequado pois ele não pode ser visto, fazendo com que fiquemos reféns de teorias que não podem ser comprovadas cientificamente. Diante disso, o modo mais correto em sua visão para explicar o compartamento seria a observaçãodo comportamenta fisico, que é cabivel de ser observado e verificado em estudos científicos.

5. O behaviorismo radical apresenta uma oposição e ação antimentalistas. Explique essa afirmação e  diferencie o fenômeno físico de metafísico.

Existe uma oposição à cultura mentalista devido ao fato de que para os mentalistas a emoção causa o comportamento, quando dentro desta teoria a emoção em si é uma forma de comportamento, mais especificamente um comportamento encobertoa emoção causa o comportamento. Nesta linha, os fenomenos metafísicos são entendidos como os fenomenos mentais que por não poderem ser observados não podem ser estudados, em contrapartida os Fenomenos Físicos são os fenomenos naturais que seguem as leis da física e quimico, que tornam possível serem estudos até virarem uma ciência.

 Aula 2: Introdução à teoria comportamental

Literatura para resolução das questões:

  • Guimarães, R. P. (2003). Deixando o preconceito de lado e entendendo o behaviorismo radical. Psicologia: ciência e profissão, 23, 60-67.
  • Moreira, M. B., & de Medeiros, C. A. (2018). Princípios básicos de análise do comportamento. Artmed. CAPÍTULO 12
  • SKINNER, B. F. O lado operante da terapia comportamental. BF Skinner, Questões Recentes na Análise do Comportamento. Campinas: Papirus. Publicação original de, 1991.

1. A visão do comportamento humano para Skinner é dualista ou monista? Diferencie e explique.

É uma visão monista do comportamento.  Pois é contrário à visão dualista do comportamento que etende os fenomenos de corpo e mente como coisas separadas , onde a mente é que comanda o corpo e comportamento. Na visão monista de Skinner os fenomenos comportamentais e mentais estão em uma dimensão e não separadas.

2. A análise do comportamento entende que o comportamento é selecionado e variado de acordo com o ambiente, a partir de uma causação múltipla. Explique essa afirmação.

Para a análise do comportamento o comportamento é selecionado e explicado  atravez da causação mutipla que ocorre em 3 niveis, sendo eles a ontogenia (história pessoal do sujeito ao longo da vida), filogenia ( caráter biológico ou herança genética)  e cultura (normas e regras da sociedade passadas de geração para geração)

3. A análise do comportamento é uma ciência que busca prever o comportamento. Explique essa afirmação.

A análise do comportamento busca prever o comportamento, pois tem como objetivo fazer uma análise dos comportamentos antecedentes para que seja possível prever a aparição e as leis que regem estes comportamentos.

4. Explique como Skinner entende os acontecimentos ocorridos no mundo privado dentro da pele.

Skinner entende que esses acontecimentos que ocorrem no mundo privado do indivíduo, tambem são comportamentos que classificamos como comportamentos encobertos ou privados.

5. Pensamentos, sentimentos e emoções são considerados ocorrências para Skinner, são comportamentos. Explique essa afirmação.

Para Skinner , os pensamentos, sentimentos e emoções são entendidos como comportamentos, mais especificamente como comportamentos enconbertos. Afinal, comportamento é entendido como qualquer atividade de um organismo, incluindo aí emoções , pensamentos e erx.

Guia de estudo da disciplina de Análise Experimental do comportamento

Revisão sobre Condicionamento respondente

Literatura para resolução das questões:

  • Moreira, M. B., & de Medeiros, C. A. (2018). Princípios básicos de análise do comportamento. Artmed. CAPÍTULO 1 E 2
  • Skinner, B. F. (1991). O lado operante da terapia comportamental. Questões Recentes na Análise do Comportamento. Campinas: Papirus. Publicação original de.

1. O estímulo que elicia um mesmo comportamento respondente em todos os

membros de uma dada espécie é chamado de estímulo incondicionado (EI) e a

resposta que ele elicia é chamada de resposta incondicionada (RI). Explique essa afirmação.

2. Descreva, usando os devidos termos técnicos, o procedimento de condicionamento respondente.

Entendemos o condicionamento respondente como o processo de aprender novos reflexos, que ocorre na medida em que um estímulo neutro passa a adquirir função de eliciar (provocar) uma resposta reflexa (em forma de reflexo) devido a associação, que ocorre pelo  processo de emparelhamento, do estímulo anteriormente neutro a um estímulo (incondicionado), com função inata de provocar respostas reflexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (800 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com