TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.928 Palavras (16 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada (APS) da Universidade Paulista é desenvolvida ao longo do semestre letivo. Este semestre tal atividade trata-se da análise de filmes sobre as fases do desenvolvimento humano.

Segundo Papalia (2006) a psicologia do desenvolvimento se preocupa em responder como e por que as capacidades dos indivíduos vão se diferenciando ao longo da vida. Focaliza seus estudos nas mudanças e nas consistências (continuidades), na universalidade e na individualidade. Busca um entendimento sistemático da sequência de mudanças físicas, cognitivas, psicossociais e seus desdobramentos ao longo do ciclo vital. Estudar o Ciclo Vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância, características e valores especiais.

A partir desta compreensão, esta APS consiste na apresentação da análise detalhada de filmes selecionados, relacionados a cada fase do desenvolvimento humano, com fundamentação teórica a partir de autores que tratam do assunto.

Na unidade I será apresentada a análise de um filme relacionando-o às seguintes fases: as Influências pré e perinatais no desenvolvimento, a Primeira Infância (0 a 3 anos), a Segunda Infância (3 a 6 anos) e a Terceira Infância (6 a 12 anos). A análise será feita com base nos aspectos do desenvolvimento: físico, perceptual, cognitivo e psicossocial.

Na unidade II, serão abordadas as fases: Puberdade e Adolescência (12 a 20 anos), Adulto-Jovem (20 a 40 anos), Meia-Idade (40 a 65 anos), Velhice (a partir dos 65 anos) e Morte. Será feita a análise de um filme para cada uma das fases mencionadas, abordando as mudanças biológicas, cognitivas e psicossociais por qual passam as pessoas em cada uma destas fases do ciclo vital.

UNIDADE I

Filme: “Olha quem está falando”

O filme conta a história da personagem Mollie, uma contadora que presta serviço e tem um caso com o personagem Albert, que é comprometido com outra mulher. Mollie engravida e quanto dá a notícia de sua gravidez sente que Albert estará sempre com ela e o bebê, mas antes de dar à luz ela descobre que Albert tem outra amante além dela, o mesmo rompe a relação e Mollie tem que cuidar do filho (Mikey) sem o pai. Após o nascimento de seu filho, Mollie preocupa-se em conseguir um pai ideal para ele. James, um taxista que levou Mollie à maternidade quando ela entrou em trabalho de parto, mostra-se sempre muito cuidadoso e atencioso com mãe e filho, chega a ser babá do garoto, fato que favorece uma relação saudável e a união dos três como família.

O filme inicia mostrando o processo de fecundação, quando um espermatozoide penetra o óvulo, o que dará início à vida de Mikey. Segundo Papalia (2006) a fecundação ou concepção é o processo pelo qual espermatozóide e óvulo - os gametas masculino e feminino ou células sexuais, - se fundem para criar uma única célula chamada zigoto, que então se duplica repetidamente por divisão celular para se tornar um bebê.

Durante a fase germinativa, da fecundação até cerca de duas semanas de idade gestacional, o zigoto divide-se, torna-se mais complexo e implanta-se na parede do útero. Durante a fase embrionária, o segundo estágio da gestação, de aproximadamente 2 a 8 semanas, desenvolvem-se rapidamente os órgãos e os principais sistemas corporais respiratório, digestivo, nervoso. Este é um período crítico, no qual o embrião é muito vulnerável às influências destrutivas do ambiente pré-natal. O aparecimento das primeiras células ósseas aproximadamente na oitava semana indica a fase fetal, etapa final da gestação. (PAPALIA, 2006).

Mollie começa a sentir os primeiros sintomas da gravidez não planejada, inicialmente tem vômito, que acredita ser um problema estomacal. De acordo com Boyd e Bee (2011) o enjoo matinal, sensações de náusea acompanhadas de vômito, é um sintoma comum no início da gravidez. Em seguida Mollie passa a sentir fome exagerada. Papalia (2006) menciona que durante a gravidez, as mulheres precisam comer mais do que o normal: tipicamente, de 300 a 500 calorias a mais por dia, incluindo proteína extra, o que contribuirá para evitar o aborto ou ter bebês natimortos ou com peso natal perigosamente baixo.

Papalia (2006) cita que com 3 meses o feto pode emitir uma variedade de respostas especializadas: mexer as pernas, os pés, os polegares e a cabeça; sua boca pode se abrir, fechar e engolir. Os fetos respondem à voz e aos batimentos cardíacos da mãe e às vibrações de seu corpo, mostrando que possuem audição e tato. Tais aspectos do desenvolvimento podem ser notados no filme, Mikey já é capaz, ainda na barriga da mãe, de se mover, de sentir o gosto dos alimentos e ouvir o que os pais falam.

No filme podemos perceber aspectos psicológicos sentidos pela mãe em decorrência de sua gravidez. Mollie demostra ansiedade e medo, quando pensa na hora do parto. O estresse pelo qual passa ao saber que o pai de seu filho tem outra amante, a deixa nervosa, lavando a uma discussão com ele e logo em seguida entra em trabalho de parto. Segundo Papalia (2006) o período gestacional é um período de transformações bio-psicossociais, o corpo se transforma rapidamente, há uma mudança na identidade, papéis e status social. Assim, é um período de intensos sentimentos e emoções, muitas vezes contraditórios e geradores de ansiedade. Mesmo em uma gravidez desejada e esperada, a mãe freqüentemente tem sentimentos ambivalentes de aceitação e rejeição da criança, expressos em preocupações com a saúde do bebê (fantasias de anomalias no bebê), medo do desenvolvimento dessa nova situação e também do parto e ansiedade pela responsabilidade de cuidar do bebê.

No momento do parto, Mikey demostra desenvolvimento perceptual e motor, brinca com o líquido amniótico, visualiza suas mãos, sente que está caindo quando sua mãe dá a luz, momento do nascimento. Ele sai de seu ambiente no qual já está adaptado para vim ao mundo. Sente muito frio ao nascer, estranha o ambiente, as pessoas do hospital e se acalma ao ser aquecido por um cobertor, ao receber o colo e ouvir a voz de sua mãe. O que nos mostra que o bebê já vem ao mundo com necessidades básicas que devem ser supridas para que o mesmo sinta-se bem e acolhido em seu novo ambiente. Inicia-se a relação de apego entre mãe e filho.

Papalia (2006) cita que o nascimento representa uma grande revolução psicológica para os pais. É preciso criar um novo vínculo com o bebê e adquirir a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com