TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia Reich e Jung

Por:   •  13/5/2018  •  Bibliografia  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Wilhelm Reich (1897-1957) Nasceu em 25 de março de 1897 em Dobzau, era de uma família Judia não praticantes, ate os 13 anos de idade foi educado em casa. Por volta de 1918 Reich se matriculou na universidade de Viena para estudar medicina.

Em 1920 ainda estudante de medicina, Reich vinculou-se a Associação Internacional de Psicanalise aonde permaneceu até 1934. Em 1921 passou a atender pacientes direcionado por Freud e em 1922 com a ajuda de Freud, Reich cria um seminário de técnica Psicanalítica de Viena voltado para pesquisas e aperfeiçoamento da psicanalise. Ainda em 1922, Reich ingressa na Sociedade de Psicanálise de Viena e se torna discípulo de Freud (1920). Tinha interesse pela falta de conhecimento sexual do proletariado (proibição de aborto e controle de anticoncepcionais): relação entre ansiedade de procriação e etiologia das neuroses Publica primeiros trabalhos e encontra resistência dos psicanalistas (potencia orgástica e couraça caracteriológica)

Compreendeu a neurose como resultante da energia sexual (libido) submetida à moral social repressora, aproximação com o movimento socialista.

No período de 1930-1935, Reich rompe com Freud, cria a SEXPOL, bus por uma mudança social se ingressa no partido comunista com uma proposta de liberação sexual da juventude, porem, seus texto passam a incomodar os ingressantes do partido e é expulso do partido e acusado de “contra-revolucionario freudiano e antimarxista” e se aproxima cada vez mais da fisiologia e da biologia.

Foi a partir da Psicanálise então que Reich criou uma nova abordagem terapêutica que além das mediações verbais de fundamento psicanalítico, também inclui intervenções corporais. Esta abordagem terapêutica a principio foi chamada de Vegetoterapia Caractero-Analítica e em seguida de Orgonoterapia. Atualmente é comum descreve-la simplesmente como Psicoterapia Reichiana.

A partir de seus estudos e os conceitos freudianos, conclui que as “psiconeuroses e seu conteúdo sexual infantil aparecem sobre a base de uma inibição sexual atual”. Reich queria provar que a teoria de Freud estava certa, enquanto que os outros teóricos se afastavam do caminho relacionado à sexualidade como um ponto chave da neurose.

“Desenvolvendo sua teoria Reich, chega a seu conceito de caráter e atitude vegetativa, percebe que a energia sexual não liberada não descarregada totalmente acumula-se em certos grupos musculares, resultando em um “caráter neurótico”“. Ou seja, origina-se angustias que vão repercutir na maneira do individuou agir, sem a formação dos sintomas neuróticos formalmente referidos, tornando agora como objetivo da psicanalise torna o inconsciente em consciente, liberando energias vegetativas.

Nessa perspectiva a técnica muda de associação livre (centrada na fala) para centrar-se nos afetos e sentimentos vegetativos, agora é olhando frente a frente ao paciente e seu corpo é analisado.

Entre aquele ano e 1957, Reich foi perseguido pela FDA (a agência do governo americano que regula gêneros alimentícios e medicamentosos), sendo acusado de fraude. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/biografias/wilhelm-reich.htm> Acesso em: 07 novembro 2016).

Em 1957, Reich foi condenado a dois anos de prisão, suas obras foram proibidas. Em dezembro do mesmo ano, morreu na prisão por ataque cardíaco.

Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875, um suíço de pais e de alguns parentes pastores luteranos por tanto sua infância foi afetada por questões religiosas e espirituais. Durante sua vida acadêmica Jung decidiu estudar medicina com interesse por ciências naturais e humanas, porem, foi atraído pela psiquiatria como o estudo dos “distúrbios da personalidade”.

Em 1907 Jung visitou Sigmund Freud, em Viena, iniciando uma estreita colaboração aonde se mostrou impressionado com o talento do jovem. Os dois viajaram juntos aos Estados Unidos em 1909, proferindo palestras num centro de pesquisas. Em 1910 foi fundada a "Associação Psicanalítica Internacional", da qual Jung foi eleito presidente.

A pesar das criticas direcionado a Freud, Jung estava certo do valor do trabalho de Freud aonde chegou a considerar Jung seu sucessor. Por volta de 1912, apesar de uma amizade entre eles houve certas discordâncias o que fez com que cada um seguisse com sua própria teoria. Freud continuou desenvolvendo a psicanalise em quanto que Jung criou uma psicologia analítica, estudando paralelos com tema da mitologia, literatura e cultura e religião.

Para Jung o objetivo da análise era a individuação, um caminho que cada um faz de forma única e individual na direção de sua unidade interna através de forças interiores que sempre objetivam levar os indivíduos ao centro de seu interior, o Self. Processo de individuação ego: centro da consciência, centro organizador. Self: totalidade da identidade do individuo, é a partir do self que o sujeito começa a se integrar.

 Em 1920, apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra "Tipos Psicológicos". A partir daí, Jung construiu as bases da psicologia analítica, desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/biografias/carl-gustav-jung.htm> Acesso em: 7 de novembro 2016 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com