TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioética e como ela é definida atualmente

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

Psicologia – 1 Semestre
Aluno: Julia Adelino da Silveira

Bioética: uma nova orientação ética

  1. Como se construiu a Bioética e como ela é definida atualmente?

O inicio da Bioética se deu no começo da década de 1970, com o objetivo de diminuir as consequências dos avanços das ciências, pois tal estava tomando um caminho, que ao mesmo tempo em que era benéfico, era maléfico em alguns pontos.
Atualmente a Bioética é definida como o estudo da moralidade dos comportamentos humanos no campo das ciências. Primeiramente ela se preocupava com a qualidade de vida que a biologia trazia para os seres humanos, logo depois ampliou o leque de interesses e passou a se preocupar também com questões referentes a saúde, degradação ambiental, com o crescimento demográfico, e entre outros.

  1. O que é necessário para que a Bioética cumpra o seu papel na sociedade? Explique.

A bioética assume papel essencial na sociedade atual. A presença e a transmissão de conhecimento na sociedade moderna tornam o conhecimento facilmente acessível, bem como as tecnologias que exercem papel sob o meio ambiente e o ser humano. É importante frisar conceitos claros da bioética e contribuir com o desenvolvimento de legislações e pesquisas na área das tecnologias da vida.

  1. Por quais motivos se torna necessário à atuação da Bioética na sociedade atual?

A importância da bioética é proporcionar o desenvolvimento saudável da ciência, dessa                                forma então ela promove na sociedade uma reflexão que busque um modelo de vida sustentável, e que respeite e tenha responsabilidade por todos os seres vivos. Sendo assim uma importante aliada para a análise do atual modelo de desenvolvimento sustentável que permita para a atual e para as futuras gerações uma qualidade de vida melhor.

  1. Considerando tais motivos, quais são os benefícios trazidos pela Bioética?

A bioética se bem entendida e aplicada, trará resultados favoráveis enormes, como por exemplo, diminuirá os riscos que a ciência e a tecnologia trazem. Incluindo também o fato de que a partir da Bioética, os novos projetos da ciência, são reformulados e aprovados, com base na Bioética, diminuindo as chances de experiências darem errado, pois as normas impostas são bem exigentes, sempre visando em primeiro lugar o bem estar dos seres vivos.

  1. Cite e descreva os princípios centrais da Bioética.

Os princípios da bioética se resumem em:

Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, a fim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses.

Princípio da Autonomia: o profissional deve respeitar as crenças, à vontade e valores morais do sujeito e do paciente.

Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência.

Princípio da Não Maleficência: assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes) de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.

Princípio da Proporcionalidade: defende o equilíbrio entre os benefícios e os riscos, sendo maior benefício às pessoas. O objetivo de estudo da bioética é a criação de uma ponte entre o conhecimento científico e humanístico, a fim de evitar os impactos negativos sobre a vida.

  1. Explique o que é o código de Nuremberg e descreva seus principais artigos.

Formulado em agosto de 1947 por juízes dos EUA, o Código de Nuremberg é um documento internacional que consagra em seu bojo princípios ético de experimentação com seres humanos, foi criado a partir das experiências da Segunda Guerra Mundial, pois foi chocante tudo que todos os participantes sofreram.
Os principais artigos são:

  1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. Isso significa que as pessoas que serão submetidas ao experimento devem ser legalmente capazes de dar consentimento; essas pessoas devem exercer o livre direito de escolha sem qualquer intervenção de elementos de força, fraude, mentira, coação, astúcia ou outra forma de restrição posterior; devem ter conhecimento suficiente do assunto em estudo para tomar uma decisão. Esse último aspecto exige que sejam explicados às pessoas a natureza, a duração e o propósito do experimento; os métodos segundo os quais será conduzido; as inconveniências e os riscos esperados; os efeitos sobre a saúde ou sobre a pessoa do participante que eventualmente possam ocorrer devido à participação no experimento. O dever e a responsabilidade de garantir a qualidade do consentimento repousam sobre o pesquisador que inicia ou dirige um experimento ou se compromete nele. São deveres e responsabilidades pessoais que não podem ser delegados a outrem impunemente;
  2. O experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade, que não possam ser buscados por outros métodos de estudo, mas não podem ser feitos de maneira casuística ou desnecessariamente;
  3. O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação em animais e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo; dessa maneira, os resultados já conhecidos justificam a condição do experimento;
  4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo sofrimento e danos desnecessários, quer físico, quer materiais;
  5. Não deve ser conduzido qualquer experimento quando existirem razões para acreditar que pode ocorrer morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, quando o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento;
  6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância do problema que o pesquisador se propõe a resolver;
  7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade de dano, invalidez ou morte, mesmo que remota;
  8. O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas;
  9. O participante do experimento deve ter a liberdade de se retirar no decorrer do experimento;
  10. O pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos experimentais em qualquer estágio, se ele tiver motivos razoáveis para acreditar que a continuação do experimento provavelmente causará dano, invalidez ou morte para os participantes.
  1. Quais os avanços trazidos à Bioética pela Declaração de Helsinski?

A declaração de Helsinski trouxe muitos avanços para a Bioética, pelo motivo de que ele reforçou a preocupação em estabelecer limites sobre a atividade cientifica que fosse prejudicial ao ser humano. Depois desse relato, todas as atividades das ciências, demostraram maior cuidado com as pesquisas que envolvessem qualquer ser vivo, e além disso, todas as pesquisam passaram a ser feitas somente por profissionais competentes e que eram reconhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com