TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPULSÃO ALIMENTAR E A ANSIEDADE

Por:   •  13/8/2022  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 FACULDADES DE DRACENA

Geovana Vitória Sgarioni Pinto 25280

Pauline B. M. Dias 25816

Raissa Mikhail Nahime 25276

COMPULSÃO ALIMENTAR E A ANSIEDADE

        Por questões culturais, a nossa sociedade encara o ato de comer como essencial à sensação de prazer. Por essa razão, a maioria das pessoas exagera na comida, porque a função do alimento não se restringe à saciedade, mas assume um significado totalmente diferente das necessidades do corpo. Por hábito, a tendência é comer bem mais do que o ideal para saciar as necessidades orgânicas. Logo, por esse costume ser tão comum, quando surgem quadros de estresse e de ansiedade, a primeira “saída” do cérebro é recorrer à comida como uma compensação pelas emoções negativas. Esse fato ajuda a entender por que o fator psicológico tem tanto potencial para desencadear a compulsão alimentar.

        A compulsão alimentar é quando a pessoa sente a necessidade ou vontade de comer mais e mais, mesmo já estando satisfeita e completamente sem fome. Muitas vezes, as pessoas acometidas dessa compulsão, comem até passar mal. Um dos principais pontos da compulsão alimentar é a perda de controle sobre a sua relação com a comida, gerando insatisfação e estresse.

        A compulsão alimentar pode ser desencadeada por diversos fatores, desde predisposição genética a situações específicas que gerem medo, estresse ou ansiedade. A ansiedade, por si só, está bastante relacionada com este transtorno, pois ela exige da nossa mente uma ação para o alívio imediato e, muitas pessoas, acabam encontrando esse alívio na comida. CORDÁS (2001) aponta que a anorexia nervosa afeta cerca de 0,5% das mulheres (crescendo entre homens), a bulimia nervosa, de 1% a 2% e o transtorno do comer compulsivo está presente em 2% a 3% da população geral.

        É certo que a compulsão alimentar e a ansiedade estão ligadas entre si. Pessoas que comem de forma compulsiva apresentam alto índice de ansiedade. Logo, percebe-se que uma patologia leva a outra, considerando que a compulsão alimentar pode acarretar em outras situações nocivas à saúde como, obesidade, diabetes, hipertensão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade está entre as questões que estão se tornando cada vez mais preocupantes para a saúde pública no Brasil devido ao seu crescimento constante. Estudos apontam que mais de 50% da população apresenta excesso de peso e obesidade (ABESO, 2018).

        

        Diante do quadro catastrófico de pandemia que vivenciamos, é normal que a ansiedade tenha se tornado habitual na vida da maioria da população. Visto que se proteger contra um inimigo invisível causa medo e angustia. Quando estamos amedrontados sentimos ansiedade que nada mais é que uma defesa do nosso corpo. Durante a pandemia, é normal que as pessoas se sintam ansiosas e que algumas delas encontrem na comida um placebo para o alívio dessa ansiedade. Portanto, encontrar maneiras de controlar a ansiedade pode ser fundamental para conseguir conter a compulsão alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com