TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERNA À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/11/2017  •  Artigo  •  6.376 Palavras (26 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 26

DA COMUNICAÇÃO INTERNA À APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LOCAL/CANOAS

Flávia Aragones Almeida Barfknecht[1]

Marcelo Foletto[2]

Resumo

Nos momentos atuais, as organizações que crescem, lidam cada vez mais, com as relações interpessoais e a forma como a comunicação se dá interna à organização, nesse processo. Dessa forma, essa pesquisa visa analisar o impacto na comunicação interna, dentro da empresa LOCAL, à luz das teorias comunicacionais e da aprendizagem organizacional. Para atingirmos tal objetivo, iremos utilizar o método de estudo de caso, único, com cruzamento de dados coletados na pesquisa quantitativa e qualitativa, além da análise documental e observação participante. Buscamos, através desse emaranhado de informações, apontar caminhos para desenvolver a comunicação interna na organização, bem como, facilitar os processos, para que os colaboradores da LOCAL cheguem às metas propostas na missão, com qualidade.

Palavras-chave: Comunicação Interna. Aprendizagem Organizacional. Estudo de Caso.

FROM DE INTERNAL COMUNICATION TO LEARNING ORGANIZACION: A CASE STUDY IN A ORGANIZATION AS LOCAL/CANOAS/RS

Abstract

At this moment, the enterprizes which grouth in this field, deal every day with the relationships and how people comunicate their needs, and how the organization deal with the internal gods, inside them, althought, we´re brouthg to the light, beyond the communicational teories and the organizational learning, the theoretical basis for this work. For this, we will use the case study method, single, crossing all the collected data, as qualitative and quantitative, plus the documental analysis. We´ll look for, beyond this all noddles, search for a way to deal and develop the internal communication and to facilitate the process to help the workers and co-workers to achieve the main mission and the organizational goals.

Keywords: Internal comunication – Learning Orgnaization-Case study.

  1. INTRODUÇÃO

Na nossa sociedade, nos dias de hoje, muito é falado, dito, mas ainda pouco analisado, de fato. Sabemos que ao longo de nossa história, o processo comunicacional desenvolveu-se a partir da interação entre os homens e o refinamento de seus métodos. Esse artigo versa sobre um olhar atual da comunicação e o estudo de um caso prático, dentro de uma organização real, que está, nesse momento, em um constante processo de mudança. Nosso objetivo principal é analisar como se dá o impacto na comunicação, dentro da empresa LOCAL, à luz das teorias comunicacionais e da aprendizagem organizacional.

Inicialmente, apresentamos a empresa Local, e sua história, bem como a sua identidade institucional. É necessário, antes de abrirmos a análise e a discussão, pois o momento da organização reflete a motivação para a realização dessa pesquisa. Desde 2005, a empresa passa por um processo ativo e sistêmico de mudança, em especial, tem a característica de ser uma empresa familiar. Dessa form,a a empresa Local Locadora de Ônibus Canoas Ltda, está sediada na cidade de Canoas, no RS, sendo que sua história se inicia na década de 60, com a criação da empresa Osvaldino Steinmetz transportes ltda. Osvaldino Steinmetz nasceu em Cachoeira do Sul, em 08 de março de 1928. Casou-se com Maria Emília Ferreira, com quem teve três filhos: Maria Eleni, Luis Roberto e Maria Eliane respectivamente.

A  Osvaldino Steinmetz Transportes Ltda era uma das associadas da Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda, fundada em Canoas, no ano de 1967. Em 1978 a empresa iniciou o serviço de fretamento de Ônibus para transporte de funcionários da empresa Zamprogna/Usiminas. Posteriormente, no ano de 1988 alterou-se o nome da razão social para Local – Locadora de Ônibus Canoas Ltda, que oferece este serviço para empresas como AGCO/MWM, REFAP, EDLO, AREVA, IRIEL, Usiminas, Unisinos, Tedesco, Siemens entre outras.

Osvaldino Steinmetz faleceu em 2003, deixando seu filho, Luiz Roberto Steinmetz, na direção da empresa. Nos últimos anos a renovação da frota tem possibilitado a expansão do serviço de turismo, realizando viagens intermunicipais e interestaduais. Além disso, o investimento nos colaboradores, na ampliação das instalações, fazem da LOCAL referência na região.

Tem-se como foco o Ser Humano e a sua ferramenta de trabalho. Hoje a empresa conta com uma frota de 154 (ônibus, micro-ônibus e automóveis) empregando, atualmente, mais de 177 pessoas. Contudo, oferece serviços na locação de ônibus/veículos; transporte de funcionários da indústria e do comércio da região, transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, movimentando a economia da região, sendo nossa atuação nas áreas de fretamento e turismo.

Tem como Missão “realizar com sucesso o transporte dos colaboradores de nossos clientes, oferecendo serviços com segurança, agilidade, confiabilidade, rentabilidade e com responsabilidade social e ambiental”. Seus valores, por sua vez, ética, espírito de equipe, qualidade, transparência, família, valorização dos colaboradores, compromisso com a melhoria contínua e a responsabilidade sócio-ambiental.

Dentro desse cenário, abordamos a comunicação nas organizações, à luz da cultura e da aprendizagem organizacional, trazendo à tona autores como Argyris (1992), Marchiori (2010) e Schoferneler (2008). Por conseguinte, analisamos a comunicação e sua relação com as teorias da liderança e o perfil do líder nos dias atuais, perpassando por teóricos como Lewin (1948), Moscovicci (1980) e Goleman (2000). Ao final da contextualização teórica, pincelamos a relação entre a comunicação e a gestão estratégica de RH, ressaltando a importância do gestor de RH nesse contexto, a partir de autores como Ribeiro (2012) entre outros.

O objetivo deste estudo é analisar o impacto na comunicação interna, dentro da empresa LOCAL, à luz das teorias comunicacionais e da aprendizagem organizacional.

Cada vez mais a comunicação interna é importante para as organizações crescerem. Atualmente, o foco é nas pessoas e suas condições, sendo que a comunicação é o principal elo que vincula um ser ao outro e impulsiona as relações dentro das empresas. Dessa forma, pesquisar sobre comunicação abre um campo gigantesco e curioso, tal qual, por ser inesgotável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (56.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com