TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA E DEMANDAS DO FEMINISMO NA ATUALIDADE

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NA ADOLESCÊNCIA E DEMANDAS DO FEMINISMO NA ATUALIDADE

GABRIELE PASSOS DA SILVA SANTOS

GILVAN BISPO SOUSA

MARIA HELENA RAMOS COSTA

VICTOR QUEIROZ TELES DE OLIVEIRA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Salvador 2019

JUSTIFICATIVA

A pesquisa justifica-se com base em tema social contemporâneo, onde visa tratar os aspectos que constituem a formação da identidade feminina e seus desafios mentais na atualidade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como finalidade fazer uma análise reflexiva sobre as vertentes que contextualizam esta construção de identidade.

O adolescente está em um processo de transformação, revisando seu mundo interno e suas heranças infantis, visando ainda adaptar-se ao novo corpo e todos os novos impulsos decorrentes desta fase que direcionam seu comportamento como remodelamentos subjetivos, sentimentos e ressignificação de diversas ordens. (JORDÃO, 2008)

Os adolescentes passam por um processo de construção de identidade durante todo o ciclo da vida, assimilando e acomodando os esquemas propostos desde o seu nascimento (PIAGET, 1974). A identidade surge quando o adolescente é capaz de adaptar-se às mudanças impostas através da intervenção individuo-ambiente onde há os processos biopsicossociais. É também conhecida como o auge de crise, sendo uma fase normal de conflito incrementado caracterizado por uma flutuação na força do ego. (ERIKSON,1998)

Para Outeiral (2003), no adolescente do sexo feminino que é o nosso enfoque, isso acontece desde muito cedo, nas primeiras relações familiares, quando há uma troca de energia muito grande inicialmente com a mãe, em seguida com pai, posteriormente com os familiares e sociedade em geral, são criados alicerces que serão a base para o processo psíquico futuro. Segundo Sturmer et. al. (2009), são os pais os grandes responsáveis junto ao meio por administrar a alternância de processos progressivos e repressivos na busca de sua identidade.

OBJETIVOS

 Geral

Investigar os aspectos que influenciam a construção da identidade feminina em adolescentes na contemporaneidade.

 Específicos

• Descrever as características da construção da identidade feminina.

• Identificar as principais limitações na fase da adolescência enquanto a essas novas descobertas biopsicossociais.

• Analisar o contexto familiar e escolar do adolescente.

METODOLOGIA

A metodologia baseia-se na técnica de pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos e blogs com fundamentos teóricos e trabalhos já existentes, aplicando para tal os conhecimentos com base no psicanalista Erik Erikson. Dessa forma, foi possível obter resultados qualitativos referentes à problemática. Segundo Chiara et al. (2008), a pesquisa bibliográfica tem como finalidade o aprofundamento de um tema, como investigar assuntos, estudar teorias e consultar fontes que expliquem o objeto investigado.

Erik Erikson – Identidade na Adolescência

O conceito de identidade tem sua origem no termo latim idem que significa igualdade e continuidade. E para se compreender melhor sobre essa identidade, sobretudo na adolescência, toma-se Erik Erikson como referência, por ser o teorico do desenvolvimento que enfatiza as caracteristicas que constituem a formação da identidade no periodo da adolescência.

Erik Erikson foi um psicologo que desenvolveu umas das teorias do desenvolvimento mais influentes e populares, Erikson propôs oito estágios de desenvolvimento psicossocial, dentre eles está o 5º estagio denominado por Identidade versus confusão de papéis, que vai dos 12 aos 18/20 anos, ou seja, na adolescencia( podendo chegar aos 26 anos a depender do individuo, como segundo Erikson,ele mesmo só atingiu a identidade depois de um pouco mais de 20 anos), é um estágio cheio de nuances e dúvidas, os adolescentes experimentam vários desafios que envolvem a si próprio, com seus amigos, com sexo oposto, o relacionamentos, sobretudo a busca de uma carreira e de profissionalização. A virtude desenvolvida nessa fase é a Fidelidade.

Segundo Erikson (1998), o período da adolescência no estágio “identidade versus confusão de papeis”, instala a crise de identidade, que será excitadora de uma imensa desordem com desequilíbrios e instabilidade. O adolescente compreende o seu papel no mundo, inicia os questionamentos referentes às construções realizadas nos estágios ocorridos anteriormente na infância, e assim tenta adquirir sua própria identidade.

Neste processo em que o jovem se tenta encontrar e afirmar experimentando o papel, sobretudo no seio do grupo de iguais entre os quais se revê, vai se estabelecendo aos poucos aquilo que é ou não quer ser, e aquilo que não é e em que não se revê; aquilo de que gosta, e aquilo de que não gosta; os papéis em que se sente bem, e os que lhe são estranhos e, portanto se recusa a desempenhar. (VERÍSSIMO, 2002, p.19)

A principal tarefa desse estágio é desenvolver a identidade, embora seja construída ao longo da vida. O adolescente explora vários papéis na sociedade, passa por experimentos e alternativas que irão contribuir para essa construção única e interna, “... a mente adolescente torna-se um mais explicitamente ideológico, pelo qual

queremos dizer um procurando alguma unificação inspiradora de tradição ou técnicas, ideias e ideais antecipados...” (ERIKSON, 1976, p.130).

Transformações e Fatores Biopsicossociais na Adolescente

Os fatores biopsicossociais influenciam de forma significativa no remodelamento e na constituição da identidade do indivíduo na adolescência. Visto que o período da adolescência é uma fase de transição da criança para a vida adulta, resulta em transformações físicas e psíquicas, onde esse indivíduo recebe um novo corpo e novos impulsos que influenciam diretamente em seu comportamento.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com