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A Identidade Do Canto Coral E Congregacional Da Assembleia De Deus Na Atualidade

Por:   •  22/9/2023  •  Seminário  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

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A IDENTIDADE DO CANTO CORAL E CONGREGACIONAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS NA ATUALIDADE

  1. A HISTÓRIA DOS CORAIS NA ASSEMBLEIA DE DEUS:
  1. Fundação do primeiro coral no Brasil
  • O primeiro coral fundado no Brasil, na Assembleia de Deus é datado no ano de 1926 em Belém do Pará (96 anos) – nossa igreja mãe com o Pr. Samuel Nyström.
  • Nossa cultura dos corais é formada basicamente pelas igrejas Batista e Presbiteriana.
  • O coral mais antigo do Brasil é da Igreja Luterana em Joinville – SC, com 130 anos, o Coral da Paz, fundado em 18 de dezembro de 1892.
  • O coral Vozes de Sião, em Rondonópolis-MT, foi formado em 1958 – tendo então, 64 anos.
  • O coral Louvores de Sião, em Cuiabá-MT, foi formado em 1954 – tendo então, 67 anos.

  1. A identidade do Canto Coral
  • O canto coral é um canto tradicional.
  • Formado por hinos divididos em quatro vozes, sendo elas: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo.
  • A prevalência dos hinos sacros é o que torna o coral um canto diferenciado nas igrejas que têm esse grupo.
  • A música que se canta nos corais segue um padrão sacro e com uma estrita linha teológica que permeia os hinários que temos hoje em nossas mãos.
  • Muitos hinos são reproduzidos fielmente ou com arranjos provenientes dos Hinários: Salmos e Hinos, Cantor Cristão, Hinário Evangélico, Harpa Cristã, Antemas Celeste.
  • Tanto os hinos antigos e contemporâneos para coral, são dotados de melodia e poesia sacras.
  1. O CANTO CONGREGACIONAL:

Após vários períodos musicais (principalmente na igreja católica) o canto congregacional foi inserido na igreja, após a reforma Martinho Lutero resgatou essa prática tendo corais cantando em Alemão nas liturgias.

O século XIX foi o auge dos “Hinos Evangelísticos”, durante os avivamentos na América do Norte. A música era uma preparação para a evangelização em praças, galpões e outros locais.

No Brasil o primeiro hinário para o canto congregacional foi instaurado no ano de 1861, por Robert e Sarah Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense. 50 hinos, sendo 18 salmos e 32 hinos.

  1. A IMPORTÂNCIA DO CANTO CONGREGACIONAL NOS CULTOS:
  1. Traz a adoração para mais próximo do ouvinte: TIAGO 5.13
  2. Convence o ouvinte através da palavra libertadora: SALMOS 40.1 ao 3
  3. Louvam a Deus, principal foco do culto: SALMOS 149.1 ao 4
  4. Envolvem a congregação numa unidade no louvor: SALMOS 111.1

  1. OS CUIDADOS COM O CANTO NAS NOSSAS IGREJAS:
  1. As letras que cantamos dizem muito sobre como nós estamos sendo ensinados e do quanto temos de Deus dentro de nós.
  2. Muitas músicas, ditas como louvores ou hinos não exaltam ao Deus poderoso e isso é um perigo iminente para nós.
  3. Devemos ter o cuidado de não perdermos a nossa identidade musical com as modas ou modificações que vêm ocorrendo na atualidade.
  4. Regentes são responsáveis pelos seus grupos e pelos hinos que são cantados.

  1. COMO ANALISAR OS CÂNTICOS PARA UM CONJUNTO DA IGREJA?
  1. Verificar a letra se têm base bíblica;
  2. Se a música condiz com o ensino doutrinário da nossa igreja;
  3. Até mesmo se a música foi realmente inspirada por Deus e é útil para o louvor a Deus em sua casa.
  1. A HARPA COMO NOSSO REFORÇO DO CANTO CONGREGACIONAL:
  1. Nós temos um hinário teologicamente pentecostal;
  2. Todos os nossos hinos são inspirados por Deus e com vários testemunhos para  contarmos;
  3. TESTEMUNHO DO HINO 467;
  4. Esse é o Louvor que Deus se agrada.

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