TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/9/2017  •  Ensaio  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

ALINE LEMES DA SILVA FERREIRA -1098086

A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CARIACICA-ES

2017

ALINE LEMES DA SILVA FERREIRA -1098086

A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências à complementação da disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso do 6º período do Curso de Pedagogia.

Orientador: Fatima Garcia Chaves

CARIACICA-ES

2017

1 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO

              Durante o meu estágio na Educação Infantil, tive o privilégio de observar que o contato com os jogos na aprendizagem da criança permite-lhes acesso a um mundo mágico no caminho das descobertas, as atividades lúdicas permitem também as crianças desenvolver a negociação, fazendo regras e resolvendo conflitos, pois brincar a é forma de a criança compreender o mundo adulto a sua volta, trazendo para seu mundo imaginário. Os jogos e brincadeiras permitem a liberdade de expressão e estimula o funcionamento fisiológico proporcionando o desenvolvimento da inteligência e dos padrões morais.

              Quando falamos de ludicidade, lembramos da alegria e das brincadeiras da nossa infância, das coisas boas que aprendemos durante essa fase chamada infância.

              Através dos brinquedos as crianças podem explorar o mundo, onde travam desafios e buscam saciar a sua curiosidade. O brinquedo é a essência da infância e permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da criança, onde ela estabelece com o brinquedo uma relação natural.

2 – PROBLEMA

              O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

Os benefícios do lúdico para o processo ensino aprendizagem.

              Investigar, analisar a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem dos educandos dos (jogos e brincadeiras) na Educação Infantil.

3 – HIPÓTESE

-A criança aprende com muito mais prazer através dos jogos e brincadeiras;

-A prática pedagógica quando os professores utilizam o lúdico permite que a criança explore a ralação com o corpo e é mais eficaz;

- Tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico;

- Capacidade de se comunicar com o outro;

- Promover uma alfabetização significativa na prática educacional;

4- OBJETIVOS

4.1 GERAL

- Analisar, estudar, investigar r o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil na prática pedagógica, com o objetivo de sensibilizar os educadores sobre a importância de atividades lúdicas, sendo elementos facilitadores na aprendizagem das crianças desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa através de brincadeiras jogos e.

4.2 ESPECÍFICO

- Verificar a capacidade de criatividade da criança através dos jogos e brincadeiras;

- Incentivar a prática de atividades lúdicas em sala de aula para melhor aproveitamento do ensino aprendizagem;

- Proporcionar através de brincadeiras momentos de diversão, lazer e companheirismo;

- Identificar nas atividades lúdicas as possibilidades de expressão de forma criativa e comunicativa.

- Melhorar o relacionamento entre aluno e professor;

5 – JUSTIFICATIVA

              A ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Deve ser vista como papel principal para o sucesso na aprendizagem e na educação, sendo necessária e essencial para o prazer no aprender brincando. Sendo de grande importância usar o lúdico como recurso pedagógico, pois ajuda na formação de indivíduos, na construção da identidade, na capacidade de se comunicar com o outro.

              A introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar são fundamentais para desenvolverem diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos, devido à influência que os mesmos exercem aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-aprendizagem.

No Princípio 7º da Declaração dos Direitos da Criança diz que a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.          

                   O jogo e as brincadeiras são experiências vivenciais e prazerosas e quando utilizados são conferidos o real valor de tais atividades para o desenvolvimento infantil, assim também, a experiência de aprendizagem tende a se construir em um processo vivenciado prazerosamente. A escola ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um conceito do mundo, em que a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada, a sociabilidade vivenciada e os direitos das crianças respeitados.

             

         

6- REVISÃO DA LITERATURA

              Uma educação lúdica possibilita à criança articular o que se traz de dentro com o que vem de fora para uma nova conceituação. O brincar representa um meio de interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno, leva a aprendizagem, a aprendizagem remete a educação.

              De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil (PCN’s, 1998):

As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro) jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica. (PCN’s, l998, p.28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com