TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciencia Cognitiva

Por:   •  10/11/2016  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência cognitiva se caracteriza como o estudo interdisplinar entre ramos de conhecimento – psicologia, linguística, neurociência – para compreender a mente e a inteligência, possuindo raízes em problemas filosóficos clássicos, como “apenas os humanos tem mente?”. É um campo que desafia a tradicionalidade de algumas teorias filosóficas, e estas formulações devem ser consideradas em diálogos que busquem a reflexão sobre questões fundamentais da mente.

Na primeira geração das ciências cognitivas a mente é descorporizada, ou não corpórea, de modo que introduz o conceito de dualismo. Neste ponto o conceito de mente se assemelha com o de espírito, intelecto, pensamento. Para Descartes esta substância da mente seria distinta do corpo, organizadas em mundos singulares, a primeira estaria no mundo do pensamento, enquanto a outra se englobaria no da extensão, passividade.

A ciência cognitiva clássica se apoiava no pressuposto de que o modelo mais correto para compreender a funcionalidade da mente seria de natureza computacional, em outras palavras, a mente é um computador e seria possível reproduzir através de processos mecânicos o comportamento.

A segunda geração expõe a ideia contrária, de que a mente é corpórea, ou seja, há o monismo. Não existe distinção entre mente e corpo, sendo excluída assim a possibilidade de tratarem como duas entidades diferentes. Com base nisto, surge o Behaviorismo Radical, adotado por vários psicólogos, que busca aspectos fundamentais como o comportamento humano, uma relação entre o organismo e o ambiente.

Nesta geração, surge a abordagem chamada de cognição incorporada e situada, definindo o ponto de partida ao estabelecer que a cognição é um processo no organismo que possui uma estrutura física, o corpo, limitando a ideia computacional-representacional, já que a mente não é apenas um receptor de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com