TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS COGNITIVAS NO BRASIL

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

AS CIENCIAS COGNITIVAS NO BRASIL

Intitulado Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criado em 1973, tem desenvolvido e atuado basicamente em três formas. O primeiro: Ciência Cognitiva Aplicada, pesquisando aspectos de cognição tais como linguísticos, neurológicos, psicológicos e sociológicos, a inteligência natural e suas relações com a inteligência artificial e ainda as suas aplicações e implicações no campo educacional. O segundo Ecologias Cognitivas: produção de conhecimento, aprendizagem e cognição, abrange o estudo da aquisição, do processamento e da consolidação do conhecimento na interface com diferentes ecologias sociais/institucionais. O terceiro, Processos Cognitivos Básicos e Aplicações tange a problemática da cognição dentro de novos territórios e passagens psicossociais.

Caracterizado pela Pós-Graduação em psicologia Cognitiva, foi criado em 1976 pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisas sobre as relações entre cultura e cognição, desenvolvimento cognitivo, linguagem, educação, matemática e cientifica, lógica mental e argumentação. Tem uma produção nacional e internacional dos mais importantes da área da psicologia cognitiva e, já alguns anos., mestrado e doutorado com a maior avaliação do CAPES.

Grupo Interdisciplinar do Centro de Logica, Epistemologia e Historia da Ciência-CLE, “Auto-organização”, fundado em 1986 na Unicamp, tem por objetivo realizar estudos sobre conceito de auto-organização e as possibilidades de sua aplicação em algumas áreas especificas do conhecimento, buscando a identificação de fenômenos caracterizados como auto-organização.

Acadêmicos Estudos Cognitivos (GAEC) iniciou suas atividades em 1990 no Departamento de Filosofia da UNESP, tendo como objetivo central a pesquisa filosofo-interdisciplinar sobre a natureza os processos cognitivos na perspectiva da ciência cognitiva dinâmica e da filosofia da mente.

Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Fluminense e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundado em 1992. Realiza uma abordagem transdisciplinar da cognição, através das interfaces a psicologia com a filosofia, a biologia e a comunicação.

Intitulado Laboratório de Ciências Cognitivas da Universidade Estadual do Norte Fluminense, foi criado em 1996 e extinto em 2002. Baseava-se no desenvolvimento de pesquisas sobre processos representacionais mentais aplicados á matemática e a computação também sobre a aquisição da linguagem.

Repercussões das obras de Claparède e Piaget no Brasil  

A perspectiva genético-funcional proposta por Claparède e Piaget exerceu profunda influencia sobre a psicologia brasileira, sobretudo nas áreas da psicologia do desenvolvimento e da psicologia da educação, em cursos de formação de educadores e, a partir dos anos 1950, em curso de formação de psicólogos.

Entre os pioneiros escolanovistas (que visava contribuir para a renovação educacional como base em conhecimento da criança e da evolução dos processos cognitivos), destaca-se a figura de Helena Antipoff (1892-1974), que veio ao Brasil em 1929 para dirigir o laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Minas Gerais e lecionar psicologia para os educadores que iriam empreender a reforma de ensino no estado, iniciada em 1928.

Antipoff definiu como “a natureza mental do individuo polida pela ação da sociedade em que vive e desenvolvendo-se em função da experiência que adquire com o tempo” com os resultados das pesquisas realizadas pelo laboratório sobre o desenvolvimento mental das crianças em idade escolar, houve grandes diferenças nos resultados de diferentes meios sociais. A partir dessa compreensão funcional de inteligência, Antipoff sugeriu às escolas a adoção de programas de “ortopedia mental”, visando equalizar as oportunidades para as crianças de baixa renda que não obtinham resultados satisfatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com