TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criatividade e Saúde Mental

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Criatividade e a dislexia

A dislexia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que envolve desde dificuldades para aprender a ler até problemas em adquirir proficiência em escrita e ortografia. Sua origem é neurobiológica e as dificuldades concentram-se principalmente no reconhecimento das palavras e nas dificuldades em soletração, não devendo, no entanto, ser atribuída à deficiência intelectual, aspectos motivacionais, escolarização inadequada e a comprometimentos sensoriais, de acordo com critérios da Associação de Psiquiatria Americana e da Organização Mundial da Saúde.

Dupla excepcionalidade é a presença de uma alta performance, talento, habilidade ou potencial em conjunto com uma desordem médica ou psiquiátrica ou ainda incapacidade emocional.

Estudo realizado em 1999, verificou que adultos com dislexia apresentavam um melhor desempenho em habilidades criativas de originalidade e insight, também pensavam de forma mais inovadora, por outro lado, crianças e adolescentes com dislexia apresentaram melhores desempenhos, de modo geral, em testes figurais. Outro estudo realizado em 2009, indicou que adultos com dislexia apresentavam um melhor uso e habilidade de aplicações para cores e também maiores detalhes na realização de desenhos realísticos.

Quando se volta mais especificamente para pesquisas realizadas com crianças, um estudo de 2007 verificou uma maior riqueza de detalhes em tarefas de design realizadas por crianças com dislexia, quando avaliadas por um grupo de estudos de juízes especialistas na área, outro estudo, de 2009, feito pelo mesmo grupo, concluiu que crianças com dislexia apresentavam um melhor desempenho e velocidade na produção de figuras originais, outro estudo do mesmo ano, mostrou que crianças disléxicas tinham um melhor desempenho em originalidade figurativa se comparadas com crianças sem esse transtorno, sendo que, de maneira geral, ambos os grupos não apresentavam diferenças significativas no desempenho geral em criatividade.

O porquê desse melhor desempenho, para alguns autores, está em condições cerebrais, eles especulam que o hemisfério direito seria mais desenvolvido funcionalmente em indivíduos com dislexia, principalmente o lobo parietal, sendo tal condição responsável pelo talento e por produções criativas. Já estudos em neuropsicologia, apontam uma ligação entre criatividade figural e habilidades visuoespaciais, pesquisas na área verificaram um maior desempenho em indivíduos com dislexia em habilidade visuoespaciais quando submetidos a investigações com maior validade ecológica, o que acabaria explicando o melhor desempenho criativo dessa população.

Criatividade e distúrbios psicológicos

Uma pesquisa de 2012, feita pelo Instituto Karolinska, da Suécia, com mais de 1.2 milhão de pessoas e seus familiares mostrou que pessoas muito criativas são mais propensas a manifestar doenças como esquizofrenia ou transtorno bipolar.


A pesquisa foi capaz de mostrar uma forte relação entre a profissão de escritor e a esquizofrenia, mas também mostrou que existe uma forte associação entre essa ocupação e a maioria dos diagnósticos psiquiátricos. Escritores em geral se mostraram 50% mais propensos a cometer suicídio do que a população em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com