TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

As intervenções psicológicas durante a gravidez como prevenção a DPP

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

As intervenções psicológicas durante a gravidez como prevenção a DPP

Professora:

Niterói

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. TEMA

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

3. PROBLEMA E HIPÓTESE

4. OBJETIVO

5. JUSTIFICATIVA

INTRODUÇÃO:

A gestação é um momento de muitas transformações na vida de uma mulher, com mudanças físicas, emocionais e psíquicas. Em alguns casos, podem ser desenvolvidos a DEPRESSÃO PÓS-PARTO (DPP). Contribueme para tal fator, as condições sociais, físicas (como a mudança do corpo), ambientais e psíquicas, podendo ou não ser passageiro.

A depressão pós-parto é um transtorno psíquico que aflige as mulheres no período gestacional ou puerperal (Rosenberg, 2007).

“A depressão pós-parto é uma condição que afeta 10% a 15% das mulheres no pós-parto. Este quadro tem seu início em algum momento durante o primeiro ano do pós-parto, havendo maior incidência entre a quarta e oitava semana após o parto”. (Eluisa Bordin Schmidt Neri MaurÌcio Piccoloto Marisa Campio Müller, Psico-SF, v. 10, n. 1, p. 61-68, jan. / jun. 2005)

É normal uma mulher começar o pré-natal logo que sua gravidez é confirmada dando sequência a uma série de exames clínicos e laboratoriais de rotina para detectar alguma doença pré-existente e assim poder tratá-las.

Muito pouco ainda se faz em relação as intervenções psicológicas no momento do pré-natal ou puerperal. Segundo a revista (O pré-natal psicológico como programa de prevenção à depressão pós-parto The psychological prenatal program as a prevention tool for postpartum depression - Alessandra da Rocha Arrais, Mariana Alves Mourão, Bárbara Fragalle.Pg 251) “O pré-natal psicológico (PNP) é um novo conceito em atendimento perinatal voltado para maior humanização do processo gestacional, do parto e da parentalidade. Pioneiro em Brasília, o programa visa à integração da gestante e da família a todo o processo gravídico-puerperal, por meio de encontros temáticos em grupo, com ênfase psicoterápica na preparação psicológica para a maternidade e paternidade e prevenção da depressão pós-parto. O objetivo da pesquisa foi avaliar a contribuição do PNP para prevenir a DPP”. Hoje, estudos mostram que há uma transformação no que diz respeito a transtornos mentais causados pela DPP, transtornos ansiosos depressivos que aparecem neste período gestacional e puerperal. (Austin, 2004).

Estudos recentes de saúde mental relacionados ao parto levaram a uma mudança no conceito específico de depressão pós-parto, por considerá-la um espectro de transtornos depressivos e ansiosos que surgem no período perinatal. Esta mudança está associada ao crescente reconhecimento da necessidade de prevenção e intervenção precoce nesse período. (Austin, 2004).

A depressão pós-parto é vivenciada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com