TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFERENÇA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA U.B.E E A ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR EM SÃO LUIS

Por:   •  1/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso de Psicologia

Antheia Lilian S. Da Silva - 16011124.

Assunção De Maria Correia Nazaré - 16016599

Edileusa Sampaio Ferreira - 16016723

Jacyara Christina Guimarães Muniz - 16014859

Marcia Cristina Araújo Campos - 16015065

Helon Santos Pavão - 16014475

A DIFERENÇA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA U.B.E  E A ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR EM SÃO LUIS

SÃO LUIS – MA

2021

[pic 2]

Antheia Lilian S. Da Silva - 16011124.

Assunção De Maria Correia Nazaré - 16016599

Edileusa Sampaio Ferreira - 16016723

Jacyara Christina Guimarães Muniz - 16014859

Marcia Cristina Araújo Campos - 16015065

Helon Santos Pavão - 16014475

A DIFERENÇA ENTRE A  ESCOLA PÚBLICA U.B.E  E A  ESCOLA DE ENSINO PARTICULAR  EM SÃO LUIS

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Mauricio de Nassau, como requisito para obtenção de nota.

Disciplina: Psicologia Escolar

Período: 6

Turno: Noturno

Professora: Josenilde Oliveira Pereira

SÃO LUIS – MA

2021


  1. INTRODUÇÃO

1.1 Visitação a Escola U.E.B Rubens Ferreira

A disciplina de psicologia escolar, com carga horária de 40 horas, nos proporcionou a  visitação nas escolas para conseguir mensurar  a importância do psicólogo escolar,  como ele é visto, e principalmente a diferença das escolas que possuem o aporte do psicólogo escolar e as que não possuem.

Foi decidido em nossa abordagem, seguir pelas duas linhas possíveis de escolas: a U.E.B. (unidade de ensino básico) do sistema público de ensino, e uma escola particular de renome,  ambas localizadas na cidade de São Luis do Maranhão.

A escola do sistema público escolhida foi U.E.B Rubens Ferreira Rosa, localizada na  Travessa Fé em Deus, nº 100, Vila Nova República, Maracanã.

Mensurando-se a distância desta primeira escola, fizemos uma triangulação no mapa de gps (google maps) e da nossa instituição de ensino superior (Nassau). E pudemos observar que a distância entre uma e outra é de aproximadamente 17km, ou seja,  uma escola totalmente afastada, além de difícil acesso.

A melhor parte dessa visitação foi a nossa chegada à instituição, que coincidiu com uma reunião de todos os docentes daquela unidade, dentre eles,  coordenação,  equipe técnica e segurança.

Fomos bem recebidos, participamos até  das comemorações que lá aconteciam, com bolo, refrigerante e tudo que tínhamos direito.

A escola a primeira vista, bem limpa e organizada, toda bem-sinalizada e refeitório completo. Ao questionarmos sobre a merenda, ficamos surpresos com a informação de  que os alunos almoçam e jantam na escola no lugar do lanche, e muitas vezes essa é a única refeição  que esse aluno consegue fazer no decorrer de seu dia.

Seguindo mais adiante, vimos os banheiros da instituição. Mesmo com toda essa distância, os banheiros são acessíveis a cadeirantes, com  barras  de proteção e   rampa de acesso.

Um pouco mais a frente, ao caminho da sala dos professores, passamos por uma salada chamada de sala de recursos, na qual,  os alunos portadores de necessidades especiais a usavam para seus estudos, e tendo o privilégio de contar com  uma professora especial, a  Profª Vanessa. A mesma é especializada em crianças com deficiência, e esses alunos portadores de necessidades especiais tem um plano educacional individual para atender a sua demanda e necessidade e assim conseguir garantir sua evolução no ensino e escolaridade.

Ao chegarmos até a biblioteca para o início de nossa reunião com a coordenação e fomos recebidos pela professora Edna, que é coordenadora também. A  mesma com um sorriso largo e muito carinhoso, nos convidou a sentar e iniciamos a nossa entrevista, podendo   assim conhecer um pouco mais desde o histórico escolar daquela instituição e toda a magia de seu funcionamento.

Fizemos uma abordagem estilo roda de conversa, na qual os questionamentos foram feitos para a Coordenadora Edna, que nos respondeu tudo com suporte de alguns professores tambem de sua equipe multidisciplinar, o mais importante dessa conversa, que os professores dessa unidade básica se dedicam como verdadeiros pais e mães desses alunos, desde os seus cuidados pessoais até com o carinho que elaboram suas aulas, planos de ensino e atividades para os mesmo, ficamos vislumbrado com o modo que nos foram apresentados, as abordagens e toda equipe, e todos muito simpáticos e carinhosos.

1.2 Visitação a Escola Adventista

A escola particular escolhida foi a escola Adventista, localizada na Avenida Daniel de La Touche, onde fomos recebidos pela própria psicóloga escolar a qual nos recebeu com muita alegria e pontualidade.

A escola é dividida em dois grandes prédios, sendo o prédio A, onde funciona todo o ensino infantil até o fundamental I (do maternal ao quinto ano), nomeado Adventista KIDS.  O prédio B, funciona o ensino fundamental II ao ensino médio (do sexto ao terceiro ano). Ambos funcionam tanto pela manhã quanto pela tarde. A escola também oferece o plano integral onde os alunos apenas do Kids ficam o dia todo na escola. E a psicóloga escolar atua em ambos.

Ao chegarmos á instituição, ficamos aguardando na recepção. Logo fomos anunciados e em seguida levados até a sala da psicóloga. Neste percurso, passamos pelo pátio principal onde tivemos oportunidade apenas de conhecer a cantina da escola, os banheiros e o parquinho das crianças. Como a escola estava em aula, não fomos autorizados a entrar nas turmas.

A escola sempre funcionou de forma híbrida no ano de 2021, onde dividem os alunos em grupos e cada grupo tem seu dia na semana para ir presencial.

· A psicóloga escolar tem uma sala exclusiva para atendimento, onde recebe os pais, alunos, equipe pedagógica e nos recebeu também. Fizemos uma entrevista estilo roda de conversa, onde levamos um guia de perguntas já elaboradas anteriormente, e passamos quase uma hora numa conversa leve e rica. Aprendemos muito sobre a importância de se ter alguém com olhar refinado e atento dentro do ambiente escolar e o quanto essa profissional acrescenta na vida desses alunos, desses pais e até mesmo de toda equipe multidisciplinar, pois é alguém que acima de tudo, se preocupa principalmente com o individual de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com