TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  7/9/2022  •  Artigo  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 13

        FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISCO

FATESF

A INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Estofeles, Maria Linete Gonçalves Carvalho*

Orientadora: Ferreira, Rozimar Gomes da Silva**

RESUMO

O presente artigo discorrerá sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, com o objetivo de analisar a participação e o comprometimento da família no processo de ensino aprendizagem. Nele também estamos ressaltando que a parceria escola-família deve ser realizada de maneira que a família entenda que o papel de educar, não é somente da escola, e sim um trabalho que precisa ser realizado em conjunto com a família, para que juntas possam atuar como agentes facilitadores do desenvolvimento do aluno no processo de ensino aprendizagem. Entendemos que a família precisa estabelecer uma relação de apoio e de parceria com a escola, se integrando na vida escolar, participando das atividades da escola, pois dessa forma estará colaborando com a aprendizagem e com o desenvolvimento do aluno, uma vez que é impossível acreditar em qualidade de ensino, sem a participação da família no processo de ensino aprendizagem. E a escola por sua vez, deve dar cada vez mais espaço para a participação da família. A família e a escola são instituições que juntas podem garantir o sucesso na vida escolar do educando.

Palavras chaves: Família; Escola-família; Ensino aprendizagem.        

INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objetivo analisar a participação e o comprometimento da família no processo de ensino aprendizagem, identificando os benefícios da integração da família para o desenvolvimento dos alunos com a parceria família-escola e evidenciando a necessidade da troca de experiências entre a família e a escola, para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e o sucesso escolar. A participação da família no ambiente escolar é necessária para o sucesso no processo de ensino aprendizagem? A família juntamente com a escola, faz a diferença na formação plena do cidadão.

Esse estudo foi elaborado através de pesquisas bibliográficas dissertativa, visto que seu conteúdo foi adquirido por intermédio do uso de materiais como livros, revistas, artigos, publicações avulsas e imprensa escrita. Alguns estudiosos relatam que a principal finalidade da pesquisa bibliográfica é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre um assunto em questão, com o objetivo de conceder ao pesquisador o reforço paralelo no diagnóstico de sua pesquisa ou manipulação de suas informações. As informações levantadas na justificação teórica nos possibilitam refletir sobre o assunto abordado de forma mais ampla e clara, pois através de pesquisas, trabalhamos com argumentações, interpretações, e conclusões de autores, nos possibilitando analisar, avaliar, buscar e encontrar uma relação com a realidade do tema em estudo.

Acredita-se que a participação da família na aprendizagem escolar é necessária, visto que os laços afetivos garantem o apoio psicológico, ajudando o aluno no enfrentamento do estresse provocado por dificuldades do cotidiano escolar e social, facilitando assim a aprendizagem. É por esse e outros motivos que a parceria Família e Escola no processo de ensino aprendizagem são primordiais, visto que ambas as partes têm objetivos em comum, que é o sucesso na aprendizagem e a construção da cidadania plena do estudante.

Este trabalho é de grande relevância em razão do alto índice de estudantes com dificuldade na aprendizagem e por considerar que um dos motivos do fracasso escolar seja a ausência da família na vida escolar do aluno.

REFERENCIAL TEÓRICO

1. A RELAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA

A parceria família-escola tem despertado o interesse dos vários pesquisadores, entre eles, (Davies, Marques & Silva, 1997; Marques, 2002; Oliveira & cols., 2002), sobretudo no que diz respeito às implicações deste envolvimento para o desenvolvimento social e intelectual, colaborando para o desempenho do aluno e consequentemente para o sucesso escolar.É fundamental discutir e estudar esse tema, visto que, a interação da família com a escola reflete de forma positiva na vida escolar dos alunos, pois dessa forma será possível, que num futuro bem próximo, tenhamos um saldo positivo em relação à educação, e as novas gerações serão diretamente beneficiadas, diminuindo consideravelmente o fracasso escolar.

Conforme no Parágrafo único do Capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), diz que "é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais". Ou seja, trazer as famílias para o convívio escolar já está prescrito no Estatuto da Criança e do Adolescente o que falta é por em pratica essa lei em, é claro que não podemos generalizar existem sim famílias que se interessam na vida escolar dos filhos, participam e mostram interesse no dia a dia escolar, mas infelizmente isso não acontece com a maioria das famílias. A família deve ser convidada a acompanhar o Plano de Intervenção para a melhoria da aprendizagem do aluno bem como o comportamento de seus filhos em todas as fases de seu desenvolvimento, já que a família também tem o dever de educar. O artigo 205 da constituição diz:

"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Os pais exercem influência primária na formação do caráter dos filhos, são eles que ensinam valores, auxiliam na formação do caráter, são eles que educam por isso a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. A escola deve buscar um maior envolvimento nas relações com a família, a parceria entre família e escola é um elo insubstituível, tornando as realidades entre elas mais próxima. A participação da família se faz efetivamente nas reuniões coletivas de pais ou em questões particulares junto à equipe pedagógica e professores, nos eventos escolares como: apresentação de projetos, datas comemorativas e exposições de trabalhos dos alunos e também na troca de experiência entre família e escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (371.1 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com