TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

 ANDRESSA BARÃO

 

 

 

A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem

 

 

 

 

CURITIBA

2020

A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem

A construção da psicologia educacional vem sendo desenvolvida ao longo de muitos anos, e quando mais essas mudanças ocorrem, mais influências vêm sendo trazidas.

A proclamação da república, por exemplo, foi um marco muito importante para esses acontecimentos, pois, sendo impulsionada pelo positivismo de republicanos, a universalização do ensino ganhou o status de políticas públicas.

No final do século XIX, a escola passa a ser reconhecida como uma ciência autônoma.

Outra visão importante, é a da influência do contexto familiar no desenvolvimento da personalidade daquele aluno. Os paradigmas na escola nova foram fundamentais nesse processo, visto que o método de ensino mudou durante os anos, em 1908 o professor ocupava a posição central na sala de aula, enquanto em 1930, as propostas pedagógicas estabeleciam uma interação maior entre alunos, como por exemplo a formação de grupos.

No período pós guerra, houveram muitas mudanças, tanto industriais quanto tecnológicas. Com essas mudanças, as escolas revolucionaram seus métodos. Em 1962 a profissão de psicólogo foi reconhecida, e no mesmo tempo começaram as reformas de base no meio da educação. Um dos trabalhos iniciais era um espécie de tratamento com as chamadas crianças problemas“,  a qual enxergavam a dificuldade que o aluno apresentava era unicamente e exclusivamente dele, e não da escola nem do professor.

Em 1990, uma importante associação é criada para a psicologia educacional e escolar, a ABRAPEE, a qual mostrou a importância e necessidade do psicólogo escolar nas instituições de ensino e na criação de políticas públicas. Essa instituição era composta por importantes profissionais de atuação.

Referencias

A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo: Construção de um Novo Homem. Disponível em:<>. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com