TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Por:   •  30/3/2016  •  Exam  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 5

A DIVERSIDADE DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO:

REVISÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO

A DIVERSIDADE DOS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

1 - Explique com suas palavras sobre a relação entre o papel do psicólogo com os diversos contextos de atuação, sua importância e desafios.

2 – Cite e explique seu entendimento sobre os contextos apresentados no material do curso.

3 - Assinale a alternativa correta, segundo o texto lido:

A - A afirmação discorda do texto porque em Psicologia não se encontram respostas completas para os fenômenos estudados.

B - A afirmação concorda com o texto, pois uma atividade é sempre “situada”, isto é, procura atingir determinados objetivos e pessoas, originadas de realidades específicas concretas.

C - A afirmação discorda do texto na medida em que não se pode estabelecer relações entre as atividades do psicólogo e os contextos de atuação.

D - A afirmação discorda do texto porque o local onde a atividade se concretiza, as demandas da instituição, as condições do país, etc., não afetam, mas apenas determinam as atividades.

E - A afirmação concorda com o texto porque atividades e contexto são o mesmo fenômeno.

Comentário:

B ­ Cada psicólogo tem sua área de atuação, portanto é necessário incluir os contextos em que atuam para estas atividades estarem completas.

4 - Abaixo estão descritas cinco situações que caracterizam alguns contextos de atuação do psicólogo. Identifique tais contextos em seguida:

I. O psicólogo, junto a uma Organização Não Governamental – ONG, organiza planos de ação de promoção humana e projetos de captação de recursos.

II. A aluna às vésperas do vestibular procura uma psicóloga para se submeter a sessões de Orientação Profissional para escolher melhor o curso para o qual prestará provas de vestibular.

III. O psicólogo acata sugestões do chefe da empresa para contratar novos funcionários para um dos setores da empresa e começa a fazer seleção de alguns currículos já deixados na empresa, para depois entrevistá-los.

IV. O psicólogo estuda a respeito de cirurgias de redução de estômago para avaliar e preparar pacientes do SUS para tal procedimento cirúrgico.

V. A psicóloga monta grupo de pesquisa com alunos de iniciação científica da graduação e com alunos da pós-graduação de uma Universidade, para estudar sobre Violência Contra a Mulher.


5 - A partir do texto lido, escolha a alternativa abaixo que apresenta a ordem dos contextos correspondentes a essas cinco situações descritas acima:

A - I: hospitalar; II: clínica; III: organizacional; IV: institucional/comunitário; V: escolar.

B - I: hospitalar; II: organizacional; III: escolar; IV: institucional/comunitário.

C - I: institucional/comunitário; II: clínica; III: escolar; V: hospitalar; IV: organizacional.

D - I: institucional/comunitário; II: clínica; III: organizacional; IV: hospitalar; V: pesquisa.

E - I:  

11 – Explique seu entendimento sobre a frase abaixo, correlacionando com o conceito de Subjetividade:

“ O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desfinam.” ( Guimarães Rosa)

12 – Dentro do assunto ligado a diversidade da atuação do psicólogo, exemplifique e explique as principais atividades que compõe a atuação do psicólogo.

13 - Por que se pode dizer que as atividades do psicólogo de coleta e avaliação sistemáticas de informação discutidas em sala de aula, contribuem para a caracterização da Psicologia como Ciência?

14 - Escolha a alternativa correta, de acordo com o texto lido:

A - A psicoterapia é a atividade do psicólogo em que ele observa, faz entrevista e aplica testes no seu cliente.

B - O psicodiagnóstico é a atividade do psicólogo em que ele aplica métodos e técnicas baseadas em uma abordagem teórica, com o objetivo de, por exemplo, produzir auto-conhecimento e mudança de personalidade.

C - A orientação é uma forma de tratamento psicológico de longo prazo em que o psicólogo se utiliza de determinados procedimentos para promover a cura do paciente.

D - Na medida em que, em última análise, todos os problemas são de natureza psicológica, é importante que o psicólogo participe de equipes multi-profissionais para orientá-los em como tratar de seus pacientes.

E - A psicoterapia é a atividade do psicólogo em que ele aplica métodos e técnicas baseadas em uma abordagem teórica, com o objetivo de, por exemplo, alterar a percepção do indivíduo em relação a si e ao mundo.


15 - Marque a afirmação incorreta, de acordo com o texto:

A - A psicoterapia não é feita apenas no consultório. Podemos encontrar esta atividade em outros contextos, como exemplos, em alguns hospitais, em postos de saúde e escolas.

B - A psicoterapia é uma atividade em que o psicólogo aplica procedimentos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar de acordo com a abordagem do profissional.

C - A psicoterapia é a oportunidade que o sujeito tem para falar de si. O estilo de vida da modernidade não tem permitido às pessoas confiarem uma nas outras. Além disso, não sobra tempo para pensarmos em nós mesmos. A psicoterapia, portanto, é a oportunidade de se encontrar alguém em quem se confia para falar e conhecer a si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com