TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE DA CIENCIA PSICOLOGICA

Pesquisas Acadêmicas: A DIVERSIDADE DA CIENCIA PSICOLOGICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

CEUMA UNIVERSIDADE

WELLINGTON ARAÚJO DINIZ

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA.

SÃO LUÍS

2015

WELLINGTON ARAÚJO DINIZ

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA.

Questionário apresentado à Disciplina de Psicologia, como requisito parcial para obtenção da nota da primeira atividade. Orientador: Prof. Ednan Baldez dos Santos.

SÃO LUÍS

2015

Atividade Avaliativa 1:Responda aos questionamentos:

1. Cite os estilos de liderança e suas características?

Observando o material disponibilizado na internet, por exemplo, para se definir quais os estilos de liderança, deve-se verificar a qual corrente teórica irá defender. Pude observar que existe uma corrente mais antiga, que define os tipos de liderança variando com a personalidade e também com as características do líder, a essa, os estudiosos chamam de Teoria dos Traços. Com base na referida teoria, existem os seguintes tipos de líder: o “líder executivo”, o “líder coercitivo”, o “líder distributivo”, o “líder educativo” e o “líder inspirador”.

A Teoria citada prevê que as qualidades do líder são natas, inconscientes e imutáveis, fazendo com que o líder não se adeque às diferentes situações, tornando-se limitado a um ambiente estanque.

Considerando a evolução das relações humanas, naturalmente já se vislumbrou a alteração do perfil do líder. Por isso, os estudiosos apontam para o que chamam de Teoria do Enfoque Situacional, que é apontada como a mais recente e a meu ver, parece ser mais adequada às mutações do mundo. Essa Teoria aponta, por exemplo, que as situações devem levar em consideração, não só o líder, ou mesmo o seu subordinado, mas, todo o contexto e situações que os envolve, com base nessa corrente de pensamento, pode-se observar a ocorrência de diversos tipos de lideranças, como por exemplo o Líder Carismático, que é aquele que inspira confiança de maneira incontestável, como Gandhi, servindo como exemplo.

Outro exemplo é o Líder Executivo, mais adequado ao mundo moderno, próprio das grandes corporações. O Líder Educativo, que seria aquele que trabalha na instrução de seus liderados e por fim, o Líder Inspirador, mesmo que meio utópico, mas, seria a figura de um líder onde as determinações seriam seguidas de maneira natural, sem precisar a imposição de determinações, algo como uma liderança por osmose.

2. O stress, como já vimos, faz parte da nossa vida cotidiana e é importante para o nosso processo de adaptação a situações novas. Mas, levando em conta os aspectos negativos do stress, de que maneira o trabalho pode desencadear fatores estressantes, provocando o adoecimento do trabalhador?

Esse é um tema deveras instigante, pois tratar do stress é algo que não podemos nos omitir nos dias de hoje.

Devido à busca incessante para o atingimento de metas, o trabalhador acaba por se expor a diversos fatores que acabam por trazer o stress para ambiente de trabalho e também para o ambiente familiar.

Especialmente sobre o ambiente do trabalho, o trabalhador pode adquirir doenças, usamos por exemplo o trecho do artigo intitulado Estresse e Trabalho – Como o trabalho pode favorecer o estresse, para melhor fundamentarmos:

“No ambiente de trabalho os estímulos estressores são muitos. Podemos experimentar ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, diante da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial e, dependendo da pessoa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com