TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução das Ciências Psicológicas

Seminário: Evolução das Ciências Psicológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese do Capitulo II

A evolução da Ciência Psicológica

A história da construção da psicologia esta relacionada com vários momentos históricos: às exigências da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e pela necessidade do homem de compreender a si mesmo.

Surge entre os filósofos gregos a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O termo Psicologia vem do grego que significa “estudo da alma”, a alma era a parte imaterial do homem e abrangia o pensamento e os sentimentos.

Os gregos formularam duas teorias: a platônica que defendia a imortalidade da alma e que ela era independente do corpo, existia por si só; e a aristotélica que acreditava que a alma morria junto com o corpo e que os dois eram interdependentes.

Na época do Império Romano a Psicologia tinha uma relação com os conhecimentos religiosos, pois a Igreja Católica monopolizava o saber e em conseqüência disso o estudo da psicologia. Nessa época se destacaram dois grandes filósofos Santo Agostinho e São Tomas de Aquino.

Algum tempo depois da morte de São Tomas de Aquino se inicia um período de grandes transformações na Europa, é o Renascimento ou Renascença.

René Descartes deu uma grande contribuição para o avanço da ciência, ele defende a separação entre mente e corpo, afirmando que o homem tem uma substância material e outra pensante, que o corpo desprovido de espírito é apenas uma maquina.

A psicologia científica surgiu no século 19, destacando o papel da ciência com seus avanços tornando se necessária. O crescimento econômico traz o processo de industrialização, exigindo que a ciência lhes desse respostas e soluções práticas.

Para que entendamos o psiquismo temos que entender o cérebro humano. Assim a psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

Em 1860 é formulada a Lei de Fechn-Weber estabelecendo a relação entre estimulo e sensação, permitindo sua mensuração. Essa lei foi importantíssima para história da Psicologia, porque instaurou a possibilidade de medida do fenômeno psicológico, que até então era impossível.

Esses fenômenos psicológicos adquirem status científicos, porque para a concepção de ciência da época, o que não era mensurável não podia ser estudado cientificamente.

A Alemanha foi o berço da Psicologia Moderna no final do século 19, mas foi nos Estados Unidos que ela toma impulso para crescer rapidamente. Foi lá que surgiram as primeiras abordagens ou escolas em psicologia, dando origem às inúmeras teorias que existem atualmente.

As abordagens são: o Funcionalismo, de Willian James, que é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimento em Psicologia.

O Estruturalismo que se preocupa com a compreensão do mesmo fenômeno que o funcionalismo: a consciência.

O termo Associalismo origina se da concepção de que a aprendizagem se dá por associação das idéias: das mais simples às mais complexas, e que para aprender um conteúdo as pessoas aprendem primeiro as idéias mais simples e só depois as mais complexas.

Essas teorias foram substituídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com