TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Ciencia Psicologica

Dissertações: Evolução Da Ciencia Psicologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 5

A Evolução da ciência psicológica – Capítulo 2

Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua história, o passado e o futuro sempre estão no presente, por isso é de extrema importância conhecer a história da Psicologia, sua construção está ligada em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.

Quais as condições econômicas e socias da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Os gregos eram o povo mais evoluído nessa época com uma produção planejada e bem sucedida que lhes permitiu a construção das primeiras cidades-estados, a manutenção dessas cidades implicava na necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam também, o poderio dos cidadãos. Assim iniciaram a conquista de novos territórios, as riquezas geraram crescimento e este crescimento exigia soluções praticas para a arquitetura, para a agricultura e para organização social.

Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Para Sócrates sua principal preocupação era com o limite que separava o homem dos animais, acreditando assim que a principal característica humana era a razão. O passo seguinte foi dado por Platão que procurou definir um “lugar” para razão no nosso próprio corpo, definindo esse lugar como a cabeça, onde se encontrava a alma do homem, e a medula que seria o elemento de ligação da alma e do corpo, sendo que quando alguém morria o corpo desaparecia e a alma ficava livre para ocupar outro corpo. Já Aristóteles, postulou teoria que o corpo e a alma poderiam ser separados, para ele tudo que cresce se alimenta e reproduz tem pysché, dessa maneira, animas plantas e o homem tem alma.

Com a hegemonia da igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo, entretanto, para ele, a alma não era apenas a sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem, a alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus. Sendo assim a igreja começa a se preocupar com sua compreensão. São Tómas de Aquino foi buscar a distinção entre essência e existência de Aristóteles. Como o filósofo grego, considerava que o homem na sua essência, buscava a perfeição, através da sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, afirmava que somente Deus seria capaz de reunir essência e existência, em termos de igualdade.Portanto a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus, sendo assim, São Tómas de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja, garantindo o monopólio do psiquismo.

Em qual periódo histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

No Renascimento, nesse período Descartes um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, postula a separação entre mente e corpo afirmando que o homem possui uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina.Tornando possivel o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores, possibilitando avanços da Anatomia e da Fisiologia.

Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

Problemas e temas da Psicologia que eram apenas estudados por filósofos, passaram a ser, também investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia. Os avanços que atingiram também essa áerea levaram à formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema. Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem seu cérebro. Assim, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

Wundt foi responsável pela criação do primeiro laboratório para realização de experimentos na área de Psicofisiologia, por esse fato e por sua extensa produção teórica na área, é considerado o pai da Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com