TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da ciência psicológica

Relatório de pesquisa: Evolução da ciência psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

1 Capitulo (A psicologia ou as psicologias).

1- O conhecimento cotidiano e aquele que você aprende no dia a dia mais você não se aprofunda no conhecimento, e o cientifico e algo mais concreto é aquilo que foi estudado e comprovado cientificamente, uma atividade eminentemente reflexiva . Um dos exemplos do cotidiano é nesse momento acabei de beber água, logo depois irei ler um livro, e um exemplo do cientifico é uma descoberta sobre a cura de uma doença.

2- É todo aquele conhecimento que acumulamos no nosso dia a dia. Ex: quando uma dona de casa faz um café ela sabe exatamente quando tempo o café permanece quente na garrafa.

Capitulo 2 (a evolução da ciência psicológica).

1- É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, busque entender como foram elaborados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí.

2- sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.

3- Sócrates compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade. Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma, a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos além das duas anteriores a alma racional, ele também estudou a as diferenças entre razão, percepção e sensações.

Tópicos:

Tópicos:

1.1- A Psicologia-filosófica buscava o conhecimento da alma humana e como o conhecimento da alma (que não é material), obviamente é subjetivo, não poderia ter status de ciência; com o avanço dos estudos da fisiologia e neurofisiologia, percebeu-se que os fenômenos psíquicos eram produzidos por um sistema, então para entender o psiquismo humano passa a ser necessário compreender de maneira objetiva e empírica os mecanismos de funcionamento do cérebro.

1.2- A produção de conhecimento sempre esteve relacionada com diversos fatores como, por exemplo, a geografia, a religiosidade, a política, a economia, etc. Podemos citar a Grécia antiga que reuniu condições favoráveis para intensa produção intelectual na Antiguidade. Sua localização geográfica, sua religião sem dogmas, a democracia e as conquistas territoriais que fizeram-na a maior potência da época, proporcionando as condições necessárias para a intensa produção de conhecimento. Outro exemplo foi à crise da monarquia na Europa, o surgimento do iluminismo que originou o protestantismo tradicional que permitia a obtenção de lucros, o que gerou o capitalismo que teve enorme influência na produção científica pós-moderna.

1.3- Pós Modernismo - Capitalismo, Revolução Industrial, Psicologia Científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com