TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DROGA DISFARÇADA DE ESTUDANTE

Por:   •  26/3/2018  •  Resenha  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  2.461 Visualizações

Página 1 de 8

LIVRO: DROGA DISFARÇADA DE ESTUDANTE

Junior conhecido como passarinho inicia o ano letivo em uma escola nova, tudo é novidade amigos, professores, novas descobertas.

Ao passar dos dias vai ser formando grupinhos de amigos, cada um se junta com quem tem mais afinidade. Conhece Helda sua colega de sala e começam a namorar, existiam diversos grupos de amigos, o grupo de passarinho tinha muito interesse de participar do grupo de Dorival que o “mais descolado” chamava atenção das meninas, promoviam festas e parecia ter um grande mistério entre eles, sempre se comunicavam por códigos.

Os grupos começaram a se juntar e formaram uma tribo, todos freqüentavam festas juntos, faziam tudo juntos. Chegou o final do ano letivo e resolveram fazer uma festa para comemorar, tinha tudo para ser a melhor festa, Dorival prometeu que iria mostrar como se fazia as festas em Curitiba, cidade em que ele morava. Chegou o dia da festa Helda disse a passarinho que não queria ir á festa, pois não gostava desse pessoal que ele estava andando, que o comportamento deles não era legal, e que eles usavam drogas, ele deveria escolher ela ou a festa. Passarinho não deu ouvidos a Helda e resolveu ir á festa,  terminando o namoro. Nessa festa conheceu Maria, que era super “descolada” fumava, bebia como todos os outros, ao passar da festa depois de algumas bebidas Dorival, convida Passarinho e seus quatro amigos para ir para fora da festa, prometendo que depois disso a festa iria melhorar, todos foram. Dorival apresenta a maconha e a cocaína para os meninos. Todos diziam estar com medo, mas resolveram experimentar. Experimentaram e um dizia ao outro ser a melhor sensação que já tiveram, começaram a usar em todas as festas. Outro ano se iniciou e começaram a usar cada vez mais, até no intervalo das aulas, com isso começou a cair o rendimento escolar, causando brigas, se tornaram mais agressivos, desconfiança dos pais. Passarinho começou a chegar mais tarde em sua casa, não tinha mais apetite por conta da cocaína. Seus amigos começaram a ser expulsos da escola por mau comportamento, inclusive ele. Começaram a ter brigas constantes em sua casa devido à desconfiança de seus pais e preocupação, seus amigos começaram a enfrentar sérios problemas com drogas, um deles morreu devido ao excesso do uso.

No inicio Dorival fornecia as drogas de graça, com a dependência de seu grupo ele começou a vender, Passarinho não trabalhava vivia de mesada, Dorival propôs que ele começasse a vender drogas, como ele tinha uma ótima lábia Passarinho aceitou, cada vez queria vender mais e mais, passou a ser conhecido em seu bairro e odiado, seus pais começaram a desconfiar, pois ele não trabalhava e estava parecendo sempre com roupas novas e comprou uma moto. Em pouco tempo passou a ser procurado pela policia, resolveu sair de casa, pois não queria ver seus pais sofrendo mais. Foi morar com Maria sua namorada em que tinha conhecido na festa que ele começou a usar drogas. Alguns dias depois aconteceu sua primeira prisão, em seguida a segunda e terceira. Na prisão sofreu torturas, espancamentos, pois queriam saber quem lhe fornecia as drogas. O tempo em que ficou preso tinha muito medo, pois não sabia o que ainda poderia acontecer nem o tempo que ele ficaria preso, não tinha apetite para comer a comida da prisão. Seus pais conseguiram lhe transferir para uma clinica de reabilitação, ele teve a opção de querer se tratar ou continuar no mundo das drogas. Ele escolheu o tratamento.

ANALISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO

Comportamento 1

  1. O comportamento a ser analisado é o uso de drogas do personagem “Passarinho”. De imediato é positivo, lhe trás prazer, diversão, amigos.

A longo prazo se torna negativo perda de amigos, estudo, confiança dos pais e namorada.

  1. No inicio Passarinho usa drogas em festas na presença de Dorival que reforça esse comportamento, fornecendo drogas para ele e seus amigos. Essas festas acontecem nos finais de semanas. Usar drogas reforço positivo imediato, sensação de prazer, felicidade, energia.
  2. A) Antecedente: Passarinho queria fazer parte do grupo de Dorival, usando drogas ele seria como todos do grupo.

As festas usando drogas se tornam mais divertidas para eles.

Subseqüente: Após o uso de drogas havia sensação de prazer, felicidade intensa e a longo prazo desconfiança dos pais, brigas, perder amigos, namorada, ano letivo, liberdade.

B) São todas subseqüentes pois acontecem após o uso de drogas, se não tivesse o uso as situações seriam diferentes ou não aconteceriam.

C) Sim, exceto fazer parte do grupo.

  1. Trata-se de reforço positivo do comportamento de usar drogas, sensação de prazer, felicidade, energia. Punição positiva do uso das drogas, desconfiança dos pais. Punição negativa da resposta de usar drogas perder amigos, ano letivo, liberdade e namorada. Reforço negativo seria as brigas com colegas de classe e pais. São eventos sociais que ocorrem entre Passaria e seus amigos.
  2. 1° hipótese: Se Passarinho tivesse ouvido Helda sua primeira namorada, ele não teria ido a festa, não usaria drogas e se afastaria dos amigos. Não haveria reforço positivo não haveria reforço positivo na sensação de prazer e punição negativa por perder Helda e o reforço negativo de brigar com ela.

2° hipótese: Pedir ajuda aos pais para se livrar das drogas. Com auxilio dos pais não usaria mais drogas, não perderia o ano letivo ( punição negativa), Helda ( punição negativa), se privaria de algo que poderia lhe causar muitos danos á longo prazo.

Pagina 16.

  1. A) O comportamento a ser analisado é o uso de drogas do personagem “Passarinho”. De imediato é positivo, lhe trás prazer, diversão, amigos.

A longo prazo se torna negativo perda de amigos, estudo, confiança dos pais e namorada.

 B) No inicio Passarinho usa drogas em festas na presença de Dorival que reforça esse comportamento, fornecendo drogas para ele e seus amigos. Essas festas acontecem nos finais de semanas. Usar drogas reforço positivo imediato, sensação de prazer, felicidade, energia.

  1. A) De imediato é reforçadora.

B) Apresentação

C) Imediato

D)Sim, perder amigos, perder liberdade, perder ano letivo e perder namorada.

E) Sociais, sim, os agentes sociais seria Passarinho, Dorival e seus amigos, fazer parte da turma ele teria que ser como eles.

  1. B) Festas divertidas, não, não.

C) Eventos sociais.

D) Sim, passarinho perder a namorada, pois ela não queria deixá-lo ir a festa e não gostava de seus amigos. A droga serviu para esquecê-la e curtir a festa. Relação de facilitação.

     5-    

Antecedente

Resposta

Subseqüente

Festas divertidas

Usar drogas

Sensação de prazer (reforço positivo)

Felicidade (reforço positivo)

Desconfiança dos pais (Punição positiva)

Perder amigos (Punição negativa)

Perder ano letivo (Punição negativa)

Perder liberdade (Punição negativa)

Perder namorada (Punição negativa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com