TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica Familiar

Por:   •  16/10/2022  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

A dinâmica familiar diante de uma criança com paralisia cerebral pode mudar em vários pontos significativos. Pode chegar a interferir no âmbito profissional e acadêmico dos responsáveis legais, já que demanda grande parte do tempo e da renda. Os parentes passam por um processo de adaptação e aceitação das expectativas criadas durante a gestação, assim como os pais. Nem todos os parentescos apresentam ter total compreensão das limitações e cuidados necessários para com a criança, dessa forma a informação se apresenta como grande aliada. Diante das informações apresentadas, com a finalidade de se ter um convívio harmônico, todo o âmbito familiar precisa de conhecimento e empatia para o desenvolvimento saudável da criança. (OLIVEIRA; DOUNIS, 2012). A fim de proporcionar atendimento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras foi criada em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. De acordo com as características de cada paciente, a Rede proporciona programas de reabilitação específicos, com orientação aos familiares e cuidadores de como lidar com as limitações e incapacidades ao longo da reabilitação, através de dinâmicas de grupo. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. Para o atendimento dos pacientes, as unidades possuem elevador hidráulico, banheiros adaptados, consultórios médicos, oficinas de órteses e próteses, além de outros setores de atendimento. (REDE LUCY MONTORO,2015)

A espasticidade é associada a outros sintomas, um dos principais acometimentos entre doenças neuromusculares do neurônio motor superior. É uma alteração do estado basal da contração muscular, representada por um aumento do tônus muscular, ou seja, pela rigidez do músculo. Resulta em limitações importantes para os pacientes, que podem levar ao encurtamento dos músculos, ao posicionamento vicioso das articulações e a contraturas e dores.

Pode acometer partes do corpo ou todos os músculos de um paciente, como os pés, as mãos, os braços, as pernas, os cotovelos, os punhos e os dedos. Sua intensidade varia de uma leve rigidez até contraturas mais graves, que chegam a deformidades severas.

OLIVEIRA, Flávia Luzia de; DOUNIS, Alessandra Bonorandi. As alterações na dinâmica familiar diante do diagnóstico da criança com paralisia cerebral: estado da arte. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 18-27, jan./jun. 2012. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17577. Acesso em 07/10/2022

REDE LUCY MONTORO. Apresentação- A rede Lucy Montoro. São Paulo, 2015. Disponível em https://redelucymontoro.org.br/site/a-rede-lucy-montoro-apresentacao.html. Acesso em 07/10/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com