TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discriminação Operante

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Psicologia

Disciplina: Análise Experimental do Comportamento

Docente: Profª Drª Gisele de Lima Fernandes Ribeiro

Nome:                                  RGM

Tema: Apresente exemplo de uma situação cotidiana em que estejam presentes os conceitos discriminação e/ou generalização, além de conceito estímulo aversivo. Justifique a sua resposta.

A discriminação ocorre quando determinada resposta é reforçada a ser emitida com mais frequência apenas na presença de um estímulo discriminativo e, com isso, é possível alterar a probabilidade de um comportamento pela presença ou ausência desse estímulo. A generalização ocorre quando o controle que um determinado estímulo adquire é compartilhado com outros estímulos semelhantes à esse. Os estímulos aversivos são estímulos irritantes, desagradáveis e ameaçadores ao bem-estar do indivíduo, mas é considerado aversivo apenas quando, em uma situação em que é removido, reforça determinado comportamento, ou quando serve como punição.

Por exemplo, um sujeito está em determinada aula e, no meio de uma discussão (estímulo), decide opinar (resposta), quando termina, é elogiado pelo que disse (reforço positivo), logo, seu comportamento de participar da discussão foi reforçado, então, em outra aula, com características semelhantes à essa, ocorre a generalização, o sujeito decide opinar de novo e, como consequência, é criticado duramente. A partir dessas duas situações, reconhecerá a primeira aula como o ambiente em que pode debater, logo, a discriminação operante ocorreu, tornando o comportamento de debater nesta aula mais provável, pelo processo de generalização, decidiu opinar novamente, mas, com consequências diferentes, passará a não opinar mais na segunda aula, pois a crítica foi um estímulo aversivo, ameaçando o seu bem-estar, e caso não tivesse ocorrido, o sujeito continuaria a debater em ambas as aulas.

Referências:

SKINNER, B. F. Discriminação operante. Em: SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989/1953.

 SKINNER, B. F. Aversão, evitação, ansiedade. Em: SKINNER, B. F. (1989). Ciência e comportamento humano. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com