TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Da Psicologia

Dissertações: A Diversidade Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

3 BEHAVIORISMO RADICAL: origens e fundamentos

Edna Maria Peters Kahhale

O Comportamentalismo, como linha dentro da Psicologia, tem como objeto principal o estudo do comportamento. O conceito de comportamento e as formas de observá-lo foram se modificando. O estudo do comportamento tem sido chamado de Behaviorismo com três tendências, a saber: Behaviorismo Cognitivo, Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical. Behaviorismo Cognitivo pressupõe que existe uma relação entre o mundo, como ambiente externo ao individuo, que desencadeia neste pensamento e sentimentos que irão determinar seu comportamento no ambiente. O Behaviorismo Metodológico dá uma ênfase aos procedimentos de medida do comportamento na sua relação com o ambiente. O Behaviorismo Radical afasta-se destas duas proposições anteriores ampliando a noção de comportamento e de ambiente: entende por comportamento as relações do organismo com o ambiente, expresso pela tríplice contingência de reforçamento. O ambiente em que se encontra o homem determina e constrói as características que serão particulares de cada um.

O presente capítulo analisará somente o Behaviorismo Radical, pois ele responde de maneira mais abrangente questões implicadas no estudo do comportamento apontado pelas duas outras tendências, tais como a noção de mediação, o dualismo mente/pensamento e corpo, a causalidade do comportamento. É uma corrente que supera as questões epistemológicas e metodológicas colocando no início da constituição desta linha teórica.

A criticas ao mentalismo como explicação e à introspecção como forma de obtenção de dados passiveis de analise do comportamento humano. Três tendências marcantes influenciaram sua proposta: a concepção filosófica do empirismo/objetivismo e do mecanismo; a psicologia animal e a psicologia funcional (Schultz & Schultz, 1992).

Métodos experimentais já estavam sendo usados nos Estados Unidos da America através do funcionalismo de William James. Pesquisas sobre aprendizagem animal já geravam dados aplicáveis ao aprendizado humano. Watson acreditava que analisando determinados comportamentos dos animais seria possível compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com