TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Da Psicologia

Exames: A Diversidade Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  7.152 Palavras (29 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANILO JOSÉ JESUS DA SILVA - RA: B70BIH-9

DIEGO GOMES SILVA - RA: 8482632

JOSÉ VALDIR F. AZEVEDO - RA: B853DG1

MARI ALBA PERITO - RA: B802014

THIAGO SALOMÃO DIEB – RA: B61863-9

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO – 1º BIMESTRE

Primeira Infância

SÃO PAULO

2013

DANILO JOSÉ JESUS DA SILVA - RA: B70BIH-9

DIEGO GOMES SILVA - RA: 8482632

JOSÉ VALDIR F. AZEVEDO - RA: B853DG1

MARI ALBA PERITO - RA: B802014

THIAGO SALOMÃO DIEB – RA: B61863-9

TRABALHO DE OBSERVAÇÃO – 1º BIMESTRE

Primeira Infância

Trabalho de Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital

Prof.ª Carmem

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO..........................................................................................01

2 LEVANTAMENTO TEÓRICO.........................................................................02

3 DESENVOLVIMENTO....................................................................................05

4 CONCLUSÃO.................................................................................................08

5 BIBLIOGRAFIA..............................................................................................09

7 ANEXOS.........................................................................................................10

1 APRESENTAÇÃO

Nosso grupo optou por observar crianças na faixa etária dos 02 anos, realizamos a observação de 3 crianças que chamaremos a seguir de: (NA), (KV) e (AT). Para melhor compreensão dos aspectos relacionados à psicologia do desenvolvimento, usamos como fonte de nossa pesquisa teórica, os livros descritos ao final (bibliografia).

2 LEVANTAMENTO TEÓRICO

Uma das teorias mais conhecidas é a de Jean Piaget. Nela são destacados os aspectos do pensamento e do comportamento das crianças, e sua passagem por estágios definidos ou mudanças qualitativas de um tipo de pensamento ou comportamento para outro. Através da observação, Piaget verificou que todas as crianças pareciam vivenciar as mesmas espécies de descobertas sequenciais acerca do mundo, cometendo as mesmas espécies de erros e chegando às mesmas soluções. Trata-se de um processo ativo onde a criança explora, manipula e examina os objetos e as pessoas no seu mundo.

Sigmund Freud também contribuiu para a compreensão do processo de desenvolvimento da criança ao difundir a ideia de que o comportamento se deve, não apenas a processos conscientes, mas também aos processos inconscientes. O mais elementar dos processos inconscientes, segundo Freud, é uma pulsão sexual instintiva, denominada libido, presente no nascimento e que representa a força motivadora de todo o nosso comportamento. A idéia básica expressa por Freud era a de que, a resolução bem sucedida das várias fases da infância, seria essencial para o “normal” funcionamento do adulto.

Outro teórico psicanalista de grande influência sobre o estudo do desenvolvimento foi Erik Erikson. , o mesmo não deu tanto ênfase à centralização do impulso sexual, focalizando em seu lugar o surgimento gradativo de um senso de identidade. O seu modelo de ciclo vital apresenta oito estágios, os quais incluem a idade adulta e a velhice.

As teorias sobre o desenvolvimento infantil são importantes porque nos ajudam a entender este processo. Elas representam esquemas, que buscam interpretar e organizar dados referentes ao desenvolvimento da criança, observando o seu crescimento e comportamento, bem como o seu relacionamento com o ambiente no qual se insere.

Estágios do Desenvolvimento

A maioria das teorias sobre o desenvolvimento é estruturada em estágios, apresentando a criança, em cada um deles, diferentes características.

Estágios de Freud

 Fase oral (do nascimento aos 12-18 meses): a criança recebe gratificação através da boca, língua e lábios. Nesta fase, sugar e morder adquire especial importância.

 Fase anal (dos 12-18 meses aos 3 anos): ânus e áreas vizinhas são fonte de interesse e gratificação, principalmente no ato de defecar; nesta fase, é importante o treino do controlo dos esfíncteres.

 Fase fálica (dos 3 aos 5-6 anos): a gratificação é obtida através da estimulação genital. Nesta fase encontra-se o complexo de Édipo. É comum a masturbação e está presente a angústia de castração (temor de perda ou dano dos órgãos genitais).

 Fase de latência (dos 6 anos até o início da puberdade): período de relativa tranquilidade sexual entre os anos pré-escolares e a adolescência. As pulsões sexuais são desviadas para objetivos aceites socialmente (estudo, desporto). Formação da consciência e do senso moral e ético (conceitos sobre o certo e errado, o bem e o mal) no final do período.

 Fase genital (da puberdade em diante): as mudanças hormonais dão origem à sexualidade adulta e a um novo tipo de relacionamento (intimidade) com o sexo oposto.

Estágios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com