TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade da Atuação do Psicólogo

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO 02 – A Diversidade da Atuação do Psicólogo.

1. Dê exemplos de locais que caracterizem os contextos de: Saúde, Educação, Organizacional, Institucional-Comunitário e de Pesquisa.

2. Por que não faz sentido discutir as atividades do psicólogo sem fazer referência aos contextos em que elas são desempenhadas?

3. (a) Nomeie e explique cada uma das atividades de coleta e avaliação sistemáticas de informação, mencionadas pelo texto; (b) Por que se pode dizer que essas atividades do psicólogo contribuem para a caracterização da Psicologia como ciência?

4. (a) Explique o que são as seguintes atividades: psicodiagnóstico; psicoterapia; orientação/aconselhamento; (b) Invente exemplos dessas atividades em variados contextos de atuação.

5. De que forma as atividades do psicólogo junto a equipes multiprofissionais se relacionam ao objetivo de contribuir para a compreensão dos fenômenos humanos e para a saúde integral do cidadão?

RESPOSTAS

1- Saúde: instituições pública como hospitais gerais e psiquiátricos, postos de saúde UBS ou CAPs . Em clínica particular ou seja, clínicas de diversas naturezas.

Educação: instituições de ensino paticular ou pública .

Organizacional: em empresas particulares e em orgãos de administração pública.

Intitucional-comunitário: asilos, abrigos, orfanatos, UBS, tendo função social a população.

Institucional: atua em instituições comerciais recreativas . Em instituição da justiça como presidio, vara da família, juizado do menor e também atua nos centros psicotecnicos para exame de mototista .

Pesquisa: Essa atividade não se restringe em lugares de atuação. Pode ser realizada em qualquer um dos locais citados acima. A pesquisa começa com uma questão onde não tem resposta e é atraves da pesquisa que se busca tal resposta. Aqui no brasil as pesquisas é realizada dentro da universidades e é mais comun em empresas privadas.

2- Porque encontramos nesses contexto a diversidade de atuação de um psicologo ou seja, a variedade de formas de atuação do psicólogo.

3- a- A atividade de observar os indivíduo em diferentes ambientes, observando seus comportamentos, ou seja o psicologo observa o comportamento do sujeito nas atividades em grupo de uma escola.

A aplicação de testes individuais para identificar as caracteristicas do individuo, ou seja para identificar o problema ou sua aflição.

Instrumento de medida no caso de acompanhamento psicológico de uma criaça ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com