TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença de Alzheimer

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

DOENÇA DE ALZHEIMER

Sumário

1. Introdução 4

2. Resumo.......................................................................................................................5

3. Objetivo 5

4. A Demência 6

5. Doença de Alzheimer (DA) 6

6. Fatores de risco 7

7. Diagnóstico 8

8. Tratamento 10

8.1 Tratamento farmacológico 10

8.2 Outras medicações e substâncias 11

8.3 Tratamento não farmacológico 12

8.3.1 Estimulação cognitiva: 13

8.3.2 Estimulação social. 13

8.3.3 Estimulação física 14

8.4 Organização do ambiente. 14

9. Conclusão 15

10. Bibliografia 16

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar a patologia, conhecida como o mal Alzheimer.

Trata-se de uma doença degenerativa, e incurável, e que tende a piorar com o decorrer dos anos. Esta demência recebeu este nome oficial do Dr. Alois Alzheimer, psiquiatra e neuropatologia, que foi o primeiro a descrever a doença no ano de 1906.

Foi assim nomeada a partir de estudos em sua paciente Auguste Deter, mulher saudável de 51 anos, que desenvolveu um quadro progressivo de desorientação, perda de memória, distúrbios de linguagem, dificuldades de compressão e expressão, vivenciando então, a incapacidade de cuidar de si mesma.

Após seu falecimento aos 55 anos, Dr. Alzheimer realizou exames anatomopatológicos em seu cérebro, onde foram observadas placas senis anormalmente produzidas em decorrência do deposito de proteína beta-amiloide e o emaranhado neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteína tau.

Outra alteração observada foi à redução do número de neurônios e das ligações entre elas sinapses, com redução progressiva do volume cerebral.

A doença de Alzheimer (DA) tem como consequência a demência, e pode ser relacionado aos fatores genéticos, traumatismo craniano, sexo, hereditariedade entre outros.

Existem estatísticas de que, em todo o mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas, convivem com a doença de Alzheimer. Somente no Brasil, cerca de 1,2 milhões de casos ainda estão sem diagnostico. (M.F. Ribeiro, 2005, pg. 2)

2.Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência em idosos. Geralmente se apresenta inicialmente como um prejuízo insidioso das funções intelectuais superiores, com alterações de humor e do comportamento. Posteriormente, ocorre manifestação de desorientação progressiva, perda de memória e afasia, indicando uma disfunção cortical grave. Finalmente, em 5 a 10 anos, o indivíduo afetado se torna profundamente incapacitado, mudo e imóvel.

Os pacientes raramente se tornam sintomáticos antes dos 50 anos de idade, mas a incidência de doença aumenta com a idade, e sua prevalência dobra aproximadamente a cada 5 anos, partindo de um nível de 1% na faixa etária entre 60 e 64 anos e atingindo 40% ou mais na população que se encontra entre 85 e 89 anos.

Este aumento progressivo da incidência da doença deu origem a sérios problemas médicos, sociais e econômicos em países com população idosa em crescimento. A maior parte dos casos de DA é esporádica, mas cerca de 5% a 10% é familial, sendo que os estudos de casos familiais permitiram importantes avanços no entendimento da patogenia da forma esporádica, bastante mais comum da doença. Enquanto o exame patológico definitivo de doença de Alzheimer, a combinação de elementos clínicos e métodos radiológicos modernos permite um diagnóstico preciso em 80% a 90% dos casos.(Patologia Robbins &Cotran)

Palavras Chaves:Alzheimer,doença de Alzheimer, demência, demências, envelhecimento

3. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo, abordar os assuntos relacionados ao tema, doença de Alzheimer. Falaremos sobre as causas e o tratamento desta demência, levando assim, à compreensão sobre os cuidados que são necessários, para com os portadores da doença.

4.A Demência

O termo "demência" refere-se a uma série de sintomas que se encontram geralmente em pessoas com doenças cerebrais que cursam com destruição e perda de células cerebrais. A perda de células cerebrais é um processo natural, mas em doenças que conduzem à demência isso ocorre a um ritmo mais rápido e faz com que o cérebro da pessoa não funcione de uma forma normal. (Habib.M., 1989)

Os sintomas da demência implicam, normalmente, uma deterioração gradual e lenta da capacidade da pessoa para funcionar, que nunca melhora. O dano cerebral afeta o funcionamento mental da pessoa (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento) e isto, por sua vez, repercute no comportamento.

Mas a demência não se limita apenas aos tipos degenerativos de demência. Refere-se a uma síndrome que nem sempre segue o mesmo curso de desenvolvimento. Em alguns casos, o estado da pessoa pode melhorar ou estabilizar por um determinado tempo. Existe uma pequena percentagem de casos de demência que se podem tratar, ou que são potencialmente reversíveis, mas na grande maioria dos casos, a demência leva à morte. (Habib.M., 1989).

A maior parte das pessoas morre devido a "complicações", tais como pneumonia, mais do que da demência, propriamente dita. No entanto, quando se declara muito tarde na vida, os efeitos tendem a ser menos severos.

Apesar da doença de Alzheimer ser a forma mais comum de demência, existe um número de diferentes tipos de demência. (Habib.M., 1989).

5. Doença de Alzheimer (DA)

O seu nome vem de Alois Alzheimer, um psiquiatra e neuropatologia alemão que, em 1906, foi o primeiro a descrever os sintomas assim como os efeitos neuropatológicos da doença de Alzheimer, tais como placas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com