TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  18/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.970 Palavras (28 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 28

FACEC - FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DO CAPARAÓ

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

ELIZÂNGELA CARDOSO DE SOUZA

A GESTÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA

UM NOVO PARADIGMA NAS ESCOLAS REGULARES

ALEGRE/ES

2015

ELIZÂNGELA CARDOSO DE SOUZA

A GESTÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA

UM NOVO PARADIGMA NAS ESCOLAS REGULARES

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva do Instituto de Educação Superior Dellatorre - IESD/FACEC, como requisito parcial para a obtenção de nota para conclusão do curso.

Profa Esp: Andrea Maria Duarte Moreira

ALEGRE

2015

RESUMO

A gestão democrática vem ao encontro das necessidades adquiridas pelo sistema de ensino inclusivo. O presente artigo justifica-se pela necessidade de se formar um novo olhar sob a gestão escolar democrática e sua importância na formação de uma cultura escolar inclusiva. A relevância do estudo encontra-se em destacar o papel do gestor através de uma autoridade equilibrada e liderança participativa, e principalmente em seu papel como articulador do projeto pedagógico. Como objetivo central encontra-se destacar a concepção de gestão no seu contexto mais amplo, procurando compreender o direcionamento que as políticas educacionais inclusivas impõem ao atual sistema de ensino. Além de compreender as questões relacionadas à gestão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais sob outro olhar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com embasamento bibliográfico, buscando em estudos referentes à temática abordada os subsídios que trouxessem uma reflexão ampla e profunda, que respondesse aos objetivos propostos. Conclusivamente, infere-se que há uma emergente necessidade de formação adequada e melhoria na estrutura e funcionamento das instituições. Outro fato a se destacar é o de que a ação conjunta e participativa deve servir como um meio de se superar as dificuldades enfrentadas pelas escolas, onde todos seriam responsáveis. Contudo, a gestão educacional inclusiva deve buscar um alinhamento o mais próximo possível com princípios democráticos enunciados nos documentos oficiais que, em contrapartida, podem respaldá-la, propiciando um ambiente mais favorável a diretores afinados com uma proposta educacional inclusiva.

Palavras-Chave: Liderança participativa, formação adequada, gestão educacional inclusiva.

ABSTRACT

The democratic management meets the needs acquired by the inclusive education system. This Article is justified by the need to form a new look under the democratic school management and its importance in the formation of an inclusive school culture. The relevance of the study is to highlight the role of the manager through a balanced authority and participative leadership, and especially in his role as articulator of the education program. The main objective is to highlight the design management in its broadest context, seeking to understand the direction that the inclusive educational policies impose the current education system. In addition to understanding the issues related to educational management of students with special educational needs under another look. The methodology used was a qualitative research with bibliographic basis, searching for studies on the topic addressed subsidies to bring a broad and deep reflection, to respond to the proposed objectives. Conclusively, it is inferred that there is an emerging need for proper training and improving the structure and functioning of the institutions. Another fact to point out is that joint and participatory action should serve as a means of overcoming the difficulties faced by schools, where everyone would be responsible. However, inclusive education management must seek a closest possible alignment with democratic principles set out in official documents, however, may support it, providing a more favorable environment to tune directors with a comprehensive educational proposal.


Keywords: Participatory Leadership, proper training, inclusive education management.

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO………………………………………………………………………….

05

2

GESTÃO EDUCACIONAL – O NOVO CAMINHO DA ESCOLA INCLUSIVA....

07

3

CONCLUSÃO………………………………………………………………………….

21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………………

22


1 INTRODUÇÃO

A temática sobre gestão educacional vem ganhando espaço a partir da década de 90 em nosso País. Evidencia-se o deslocamento de um enfoque administrativo para um enfoque educacional no que diz respeito à gestão como um todo. O que trás novas perspectivas para o fazer educacional na escola atual.

Conforme Lück (2006), a dinâmica da realidade faz com que fatos e fenômenos alterem seu significado ao longo do tempo.

Quando se fala sobre gestão educacional diz-se do processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação da escola em especifico, respeitando as novas diretrizes e políticas educacionais públicas, compromissadas com os princípios da democracia e com métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo , participativo e permeado pelo compartilhamento de responsabilidades e tomada de decisões, além de um acompanhamento e autorregulação de todo o processo gestor. (LÜCK, 2006, p.35).

Essa mudança de paradigma passa a se constituir como peça fundamental da gestão educacional, nas questões relativas à autonomia administrativa e financeira. A concepção de gestão corresponde a todo sistema de ensino, ou seja, desde o seu contexto mais amplo, que abrange as políticas educacionais, até o mais específico, relacionado à unidade escolar. Torna-se, portanto, imperativo entender o conceito de gestão em toda a sua extensão. Visto que o mesmo envolve as suas dimensões em um contexto mais abrangente, não apenas aquele restrito às escolas, mas também no que se refere à dimensão política da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (302.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com