TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESF Apresenta Como Finalidade a Avaliação

Por:   •  22/2/2019  •  Dissertação  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

        A ESF apresenta como finalidade a avaliação constante de saúde da população, assim como o planejamento, sistematização e a realização de ações e intervenções com o intuito de resolver os problemas apresentados pela a população, com base nisso são realizadas ações de promoção, prevenção e controle de doenças e agravantes, vigilância, promoção, assistência integral e continuada. Seus fundamentos baseiam-se nos principios do SUS que orientam a sua operacionalização como:

  •  Integralidade e hierarquização
  • Equipe multiprofissonal
  • Caráter substitutivo
  • Territorialização e adscrição da clientela

Objetiva-se a consolidar, qualificar e expandir a saúde básica no país, solucionando o maior número de casos para obter como resultado o bem estar social para diferentes cercanias. O ESF busca também alcançar a melhor relação de custo e efetividade, pois assim facilita um melhor vinculo com as familias e as pessoas da comunidade podendo tratar os problemas de saúde em seu estágio inicial evitando agravantes. Por isso sua grande competencia é trabalhar no trabalho coletivo em favor dos objetivos.

No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) é entendido como um sistema de saúde, criado  em 1988 pela Constituição Federal  e foi  regulamentado pelas Leis n.º 8080/90  que é a Lei Orgânica da Saúde e nº 8.142/90, com o intuito  de mudar a situação  em que o o país se encontrava que era de desigualdade na assistência à Saúde da população, transformando o atendimento público a qualquer cidadão obrigatório e tornando proibida qualquer cobrança de dinheiro.

Não é só o Brasil que possui o o modelo de atenção primária a saúde países como a Inglaterra e a Espanha tabém adotaram este modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com