TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação E Geração Y

Trabalho Escolar: A Educação E Geração Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 15

A Educação e a Geração Y: uma perspectiva freiriana

Resumo

Em meio a essas transformações, a geração Y surgida em 1978 tende-se adaptado a essas condições, modificando seus valores e comportamento frente ao contexto que estão inseridos. Essa geração vivencia os avanços tecnológicos em diversos segmentos da sociedade utilizando-se da sua flexibilidade, criatividade e inovação no âmbito familiar, do trabalho e lazer. A educação vai ocasionar o desenvolvimento e aprendizado do sujeito, frente a essa realidade, proporcionando um processo de conscientização na perspectiva freiriana, na qual o sujeito passa de uma posição ingênua a um posicionamento crítico e reflexivo da realidade. Utilizando-se de referenciais bibliográficos, pode-se relacionar a importância de uma construção de conhecimento frente a essas novas tecnologias vivenciadas pela geração y e a modificação de práticas na educação no intuito de alcançar o desenvolvimento desses sujeitos.

Palavras-Chaves: geração y; educação; conscientização.

1. Introdução

A geração y é considerada os “filhos” da tecnologia por estarem imersos nas questões da interatividade e ambiente digital e nelas conseguirem tirar grande proveito. No entanto, esse proveito é bastante relativo e o que acontece atualmente é uma crescente banalização em torno do potencial que essa geração oferece. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação dessa nova geração e a educação a partir do conceito de conscientização de Paulo Freire.

A escolha do tema deveu-se ao grande interesse do papel que a educação irá ter que cumprir diante das novas demandas, ou seja, como a educação pode suprir as necessidades dessa geração que tem acesso a todo tipo de informação, mas que ao mesmo tempo talvez não saiba ainda o que fazer com a grande quantidade da mesma.

As rápidas mudanças que vêm acontecendo no âmbito da comunicação não assusta essa geração. Sabe-se que o computador, por exemplo, pode ser utilizado para realizar compras, proporcionar lazer e ferramenta para trabalho, tendo assim, uma vida totalmente digital. Percebe-se que as gerações mudam, com relação aos valores e comportamentos, modificando o modo de ser e agir de cada indivíduo na sociedade.

Diversos autores, ao descreverem esta geração, destacam que ela é mais bem informada que suas antecessoras e que possui um nível de educação mais elevado (LOMBARDIA et al, 2008;TAPSCOTT, 2008, aput VASCONCELOS et al.,2010). Os mesmos caracterizam essa geração como voltada a inovação, flexibilidade, mudanças, curiosidade e alegria. Contudo, possuem algumas “limitações”, como a frustação, restrições e limites.

O trabalho foi feito em forma de pesquisa qualitativa, mais especificamente de cunho bibliográfico, já que o foco habita um interesse amplo como é o caso da geração y e da educação, mas sem o rigor determinado de uma pesquisa quantitativa (NEVES, 1996). Além do aparato teórico visto no decorrer da disciplina de Psicologia e Educação I, também fizemos uso de outros artigos pesquisados na internet com tema da geração y e da conscientização de Paulo Freire.

Logo abaixo falaremos mais sobre a geração y e sua relação com o conceito de Paulo Freire. Utilizamos como referencial teórico Alencar (2005), Freire (1996), Andrade (2012), Palangana (2001), entre outros.

2. Geração Y

A geração Y é apenas uma das quatro gerações que constituem a sociedade e para compreender melhor a respeito desta é preciso entender o contexto em que foi constituída.

A primeira geração foram os chamados Seniores, que nasceram em 1925 e foi caracterizada por criar grandes fortunas, logo após vieram os Builders, nascidos em 1926 a 1945 e depois os Baby Boomers que nasceram entre 1946 a 1964, esta expressão foi originada de baby boom, ou explosão de bebês, que se refere ao aumento significativo de nascimentos após a Segunda Guerra Mundial (CERBASI; BARBOSA, 2009).

A geração X engloba as pessoas que nasceram entre 1965 e 1980, porém alguns especialistas consideram apenas até 1977 e relatam que a geração Y deu início em 1978. Com uma visão contrária aos Baby Boomers, essa geração vai contra todos os princípios e padrões desenvolvidos pelas outras gerações. Esta viveu grandes transformações como a criação de algumas tecnologias como, por exemplo, o microcomputador (CERBASI; BARBOSA, 2009).

Entre 1979 a 2000 compreende a geração Y que esteve presente no auge das novas tecnologias e que utilizavam diversas ferramentas para fazer trabalhos da escola e da faculdade. Cerbasi e Barbosa (2009) descrevem que

é uma geração muito decidida, sabe o que quer, alguns parecem ter seu próprio mundo, sua própria comunidade. Muitos são filhos de “Xs” que não tinham muito tempo para si próprios ou viveram com pais separados. A geração Y está transformando a forma como as empresas funcionam (p.24)

Segundo Andrade e Cária (2012), há um consenso entre alguns autores que descrevem que os jovens desta geração nasceram em uma sociedade mais flexível, no qual o convívio com os pais, professores e autoridades são diferenciados das outras gerações. Estes se desenvolveram envolvidos pelos avanços tecnológicos, tendo acesso livre a televisões, vídeo-games, computadores e internet.

Para pedagogos e neurocientistas, de acordo com Oliveira (2009 apud ANDRADE; CÁRIA, 2012), a geração Y é constituída pelos jovens que revelam um conjunto de comportamentos relacionados ao ritmo de mudança, bem como, a aceleração no acesso à informação e entendimento do mundo. Com isso, essa vivência em diversos setores da sociedade, tendo como única certeza a imprevisibilidade dos acontecimentos (CLARO et al, 2010 apud OLIVEIRA et al, 2012).

Outros profissionais, como psicólogos, profissionais de recursos humanos e da comunicação, buscam compreender e perceber como essa nova geração pensa, age, reage e se comporta. Em um primeiro momento foram nomeados como a geração “M”, de multioperacional, multifuncional, multitarefas, multitudo. Tendo em vista, que se referiam a jovens que nasceram e se desenvolveram juntamente com a tecnologia, ou seja, se comunicando pelo celular, utilizando a internet, operando um computador e conectando-se com todas as partes do mundo, sem barreiras culturais e linguísticas.

Diante do cenário descrito acima foi realizado uma reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com