TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etologia e a Psicologia

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

A ETOLOGIA E A PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO

   A etologia é a ciência das relações comparadas do comportamento animal, inclusive a do ser humano. Nos diz que o comportamento é produto do processo evolutivo da seleção natural. Investiga a filogênese, a antogênese, a morfologia e o valor de sobrevivência do comportamento. Este estudo do comportamento animal auxilia a formulação de hipóteses com relação ao comportamento humano e sua origem. Os chimpanzés são os animais que possuem mais similaridade quanto ao comportamento humano, e também quanto ao biológico, pois seus DNAs diferem dos humanos em cerca de um pouco mais de um por cento. Por conta disso, meu objetivo é aprofundar um pouco mais sobre as semelhanças entre os chimpanzés e os seres humanos.

DESENVOLVIMENTO

   Diante do comportamento do chimpanzé com o ambiente que o cerca, podemos relatar que eles são animais bastante sociais, como nós, formam grupos de até 40 indivíduos contendo machos adultos e jovens, fêmeas e filhotes. Dentro desse grupo existe grande organização social, entre os machos adultos um se destaca como líder dominando os demais integrantes, é ele quem dita o caminho por eles percorrido, a hora de comer, a hora de dormir. O grupo tem distribuições hierárquicas, estratégias de caça e cooperação, distribuição de alimentos, cuidado com os doentes, e, criação e uso de ferramentas. Os filhotes chimpanzés adquirem conhecimento observando atentamente as fêmeas e machos adultos, eles observam seus comportamentos e começam a reproduzi-los. Os laços de família para a comunidade são de grande importância, pois a tornam mais, eficiente, cooperativa e protetora.

  Chimpanzés são animais que demonstram grande interesse pela atividade erótica e sexual, incluindo diferentes posições durante a cópula e masturbação. As fêmeas possuem ciclos individuais de fertilidade que são também interrompidos pela gravidez e amamentação. Num grupo existe pelo menos uma que estará no cio, estando disponível para copulação com vários machos. O cio das fêmeas é identificado por um grande inchaço na parte externa dos órgãos sexuais adquirindo uma intensa cor rosa, quanto maior o inchaço e a coloração maior o desejo das fêmeas e mais interessados nelas os machos ficarão. O desejo pelo sexo não se restringe apenas para os adultos, os chimpanzés imaturos durante suas brincadeiras fazem contatos eróticos e manipulações genitais entre eles, independentemente de qual seja o sexo, Freud caracteriza esse ato para nós seres humanos como perverso polimorfo.

   O processo de desenvolvimento do ser humano e do chimpanzé segue caminho semelhante até os 2 anos. Os filhotes são totalmente dependentes da mãe, dentre os cuidados especiais encontramos a amamentação que promove uma relação intensa entre o filhote e a mãe, além de ser crucial para a sobrevivência e desenvolvimento dos filhotes; eles são amamentados com grande frequência havendo pequenos intervalos, o período de amamentação dura em torno de três a quatro anos de vida. O desenvolvimento do chimpanzé é um pouco lento, ele só começa a ter autonomia para começar sua movimentação com um ano de vida, e ainda assim só o faz com a presença e auxílio da mãe. Como os chimpanzés não possuem moradia fixa, e precisam se movimentar na busca de alimentos e em fuga por reação de alguma ameaça, passam bastante tempo se locomovendo de um local para outro, sendo assim a mãe precisa também carregar seu filhote já que o mesmo não possui condição de se locomover sozinho. O comportamento da mãe para com suas crias seria bem semelhante ao que chamamos de amor materno. Um estudo realizado por Hinde, nos mostra um comportamento padrão de filhotes que foram temporariamente separados de suas mães, mesmo eles continuando sendo alimentados e permanecidos em sem habitat natural foi observado comportamentos agressivos, de protesto, e busca desesperada por sua mãe e eram seguidos de apatia ou depressão; estudo realizado com bebês humanos que eram internados em clínicas e separados de sua mãe revelaram comportamentos com o mesmo padrão. Além disso, as mães chimpanzés estão sempre protegendo seus filhotes contra qualquer perigo, estão sempre limpando-os, catando-os, abraçando-os, fazendo carinhos, brincando, etc, comportamentos que se parecem muito com o das mães humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com