TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDACENTRO BELÉM

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Os estudantes foram recepcionados pela Doracy, coordenadora da FUNDACENTRO, no auditório de eventos da Instituição. A profissional expôs, brevemente, a história, a missão e as atividades desenvolvidas pela Organização. De forma resumida, os principais pontos levantados durante a palestra serão referidos a seguir.  

Atualmente, a sede nacional da FUNDACENTRO está localizada em São Paulo, mas a fundação está presente em todo Brasil, as suas unidades decentralizadas estão localizadas em 11 estados e no Distrito Federal. Em Belém, o desmoronamento de um prédio próximo à Avenida Visconde de Souza Franco, onde mais de 30 (trinta) trabalhadores da construção civil morreram, merece destaque, pois foi um acontecimento catalizador para a construção do polo da FUNDACENTRO na cidade.

A Instituição desenvolve eventos, pesquisas e estudos voltados para a prevenção de acidentes e adoecimento no ambiente de trabalho, assim como o desenvolvimento de soluções para corrigir esse quadro. É importante ressalta que, hoje, as atividades elaboradas pela FUNDACENTRO contam com o auxílio de parceiros externos, responsáveis por financiar, em grande parte, as ações pedagógicas e científicas executadas.

A psicóloga Laura prosseguiu a palestra contando um pouco mais sobre a história e as atividades planejadas pela FUNDACENTRO. Relatou que a Instituição nasceu durante o período da Ditadura Militar, diante das demandas trabalhistas externas, as quais exigiam ações voltadas à segurança do trabalho. Além disso, destacou a desvinculação da Fundação do Ministério do Trabalho frente à conjuntura política atual.

Como citado anteriormente, a FUNDACENTRO foi criada em virtude dos altos índices de acidente e doenças no trabalho, contudo a discussão sobre a saúde do trabalhador foi ampliada, somente, a partir de 2002, com a inserção de psicólogos na área trabalhista e a promulgação, em 2012, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST).

Nesse sentido, a FUNDACENTRO alcança, a cada semestre, entre 800 (oitocentos) a 1.000 (mil) indivíduos com as suas ações pedagógicas. Os eventos ofertados são gratuitos, tendo em vista a democratização do acesso ao serviço e a inclusão de trabalhadores de vários setores trabalhistas. Todavia, essa característica é apontada como um fator desmotivador à participação dos trabalhadores nas ações desenvolvidas pela fundação. Isso ocorre, pois, segundo as profissionais, os eventos, por serem gratuitos, possuem grande adesão durante a inscrição, mas uma baixa frequência dos participantes no dia da realização do evento.  

Esses eventos visam vários ramos de atuação profissional, uma vez que a FUNDACENTRO é considerada uma instituição intersetorial e interinstitucional e, dessa forma, preza pela interdisciplinaridade na percepção dos acidentes de trabalho, a fim de compreendê-los em toda sua complexidade.

Quanto aos estudos e pesquisas desenvolvidos pela Fundação, podemos considera-los um significativo avanço na compreensão do cenário trabalhista da região norte, consonante às leis reguladoras do trabalho.

Nessa perspectiva, alguns temas de pesquisas atuais merecem destaque, são eles:

  1. Pesquisa voltada ao beneficiamento de madeira. Esse projeto incentivou o uso de equipamentos de segurança coletiva;
  2. Pesquisa com ênfase no barateamento de proteção acústica para máquinas utilizando fibras regionais;
  3. Pesquisa relacionada ao cotidiano dos professores de educação básica. Essa experiência subsidiou uma pesquisa nacional e, consequentemente, um livro em colaboração com vários estados;
  4. Estudos voltados aos casos de escalpelamento. Essa produção permitiu à FUNDACENTRO participar das comissões de combate aos acidentes com escalpelamento; e
  5. Estudos sobre a segurança e a saúde dos pescadores artesanais no Estado do Pará.

Percebe-se que os temas de pesquisa citados estão relacionados diretamente às especificidades da região norte, essa proposta faz parte dos objetivos da Instituição, onde pretende-se replicar os seus resultados tendo em vista a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores locais. Os dados (como: podcast, teses, dissertações, artigos e livros) produzidos a partir desses estudos são publicados e disponibilizados para acesso livre na intranet da Fundação.

A FUNDACENTRO depende, muitas vezes, de financiamento externo para realizar as suas pesquisas e, assim, muitas ações desenvolvidas pela Instituição esbarram em questões financeiras e orçamentárias. Contudo, mesmo com as dificuldades existentes, a Organização continua cumprindo a sua missão de difundir e produzir conhecimentos no ramo da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com