TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Daens - Um grito de Justiça. Stijn Coninx. BEL/1992; Bibliografia/drama.

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

SERVIÇO SOCIAL

RESENHA DO FILME

DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA

Jacira de Jesus S. Nunesb

                                                            São Luís - MA

2017

RESENHA

Daens - Um grito de Justiça. Stijn Coninx. BEL/1992; Bibliografia/drama.

A segunda metade do século XIX é marcada pela consolidação do sistema de produção capitalista. Este período, considerados por historiadores como a Segunda Revolução Industrial, caracterizou-se pelo grande avanço tecnológico e científico e, devido a esses avanços, o mundo do trabalho sofrera profundas transformações. Sob essa nova ordem socioeconômica, homens, mulheres e crianças, para sobreviverem, viram-se obrigados a vender o único bem que lhes restavam: sua força de trabalho.

O filme Daens desenvolve-se com esse contexto histórico como pano de fundo e conta a história do Padre Adolf Daens que é designado para a paróquia da cidade belga de Aalst durante os anos de 1890. Ao chegar na cidade, depara-se com pessoas trabalhando em uma indústria têxtil sem quaisquer medidas de higiene e segurança e com uma jornada de trabalho de até 16 horas por dia. Os salários recebidos eram baixos e os trabalhadores não conseguiam suprir as necessidades básicas de suas famílias. Em virtude disso, esses indivíduos viviam em condições de miséria, morando em casas velhas e sem qualquer estrutura de conforto.

A situação dos trabalhadores contrastava com a situação da elite industrial, que vivia ostentosamente à custa da exploração da mão-de-obra dos operários. A exploração era tão alarmante que chegou a alcançar até mesmo mulheres e crianças. Era comum ver crianças e mulheres grávidas trabalhando e recebendo salários inferiores aos dos homens. Nas fábricas não haviam vasos sanitários, janelas e nem mesmo um refeitório, os trabalhadores eram obrigados a comer no chão.

Diante desta realidade, o padre Daens lutava para conseguir melhores condições de vida aos trabalhadores, atuando a favor dos operários e contra o trabalho infantil. Daens passou a escrever artigos contra a política e o sistema de trabalho da época, e desta forma despertou na população o espírito de luta e coragem para lutar pelos seus direitos. Na igreja da pequena cidade Aalst, ele citava trechos da doutrina social da Igreja católica: a Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII, a qual revelava a necessidade da harmonia entre patrões e a classe operária.  No entanto, os ideais de sua luta vão de encontro ao que os proprietários industriais e o restante da elite da cidade desejam. Para seguir adiante com o que acreditava teve de enfrentar desde os industriais, que o consideravam uma ameaça, até a própria igreja que não demonstrava interesse em concretizar as regras da encíclica que tratava da chamada “Questão Social”, e o acusava de incitar a violência entre as classes sociais.

        O padre Daens se candidatou a deputado, sem o apoio da igreja católica, no intuito de defender os interesses dos trabalhadores instruindo a população e principalmente os analfabetos a usarem o poder do seu voto para garantir melhorias de vida. E consegue ser eleito. A repressão da própria igreja católica chega ao ponto de lhe tirar a batina, o que não impediu Daens de continuar sua luta pelos direitos que sempre foram negados aos trabalhadores. Esses por sua vez, vislumbraram a possibilidade de obter uma voz real que os representassem entre os governantes na perspectiva de uma nova ordem social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com