TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Familia

Exames: A Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

FAMILIA

Família é uma instituição social que tem passado por mudanças em sua estrutura, organização e função de seus membros.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ELA?

A tempos atrás tínhamos o modelo tradicional pai-mãe-prole, modelo ideal considerado pela sociedade, sendo esse considerado um julgamento moralista os outros modelos eram considerados desestruturado ou inadequados, entre eles estão a de pais separados, a chefiada por mulheres, a nuclear (ou tradicional – pais e filhos), a extensa (onde moram outros parentes) e a homossexual (união entre pessoas do mesmo sexo).

OLHAR PELA HISTÓRIA

Família consangüínea: intercasamento d irmão e irmãs carnais e colaterais;

Família punaluana: e o casamento entre irmãos homens com o grupo de esposas dos homens irmanados e as mulheres irmãs se casavam com os esposos das irmãs;

Família sindiasmíca: (ou de casa) casamento sem obrigação de morar juntos; existia enquanto o casal quisesse:

Família patriarcal: casamento de um só homem com diversas mulheres;

Família monogâmica: casamento entre homem e mulher, com obrigação de morar juntos e serem fiéis com o controle do homem sobre a mulher e filhos, garantindo o direito de herança aos filhos legítimos, para assim manter o patrimônio em família.

A família é uma instituição imprescindível na vida de um individuo, sendo ela uma forte transmissora de valores ideológicos, sendo responsável pelos primeiros aprendizados dos hábitos e costumes da cultura tendo direto aos cuidados para seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e social, sendo que na falta da família o indivíduo deve ser abrigado em instituição ou em família adotiva que exerce o papel de pai e mãe.

A REVOLUÇÃO SOCIAL DO PAPEL DA MULHER (EDNES)

A PRIMEIRA EDUCAÇÃO

Cada criança ao nascer necessita de amor, mas não um amor mimado, um amor onde exista o sim e o não onde se tenha limites onde se tenha tempo para a pequena criança em seu desenvolvimento.

Os pequenos crescem sabendo quem são os lideres da casa, mas sem o interesse de seus pais, esse papel pode ser invertido onde o filho se torna o líder, é fundamental que cada criança receba aquilo que é devido para sua idade.

Pais homossexuais não devem ter vergonha de criar seus filhos, pois a criança reflete aquilo que vê e sente aquilo que não vê.

A REPRESSÃO DO DESEJO

O mundo criança ao nascer é a mãe, essa relação é conhecida como fusão, ou seja, não existe outro eu ou outro mundo. Começa registrar os primeiros desconfortos a ser superados como a fome, onde o seio ou a mamadeira deve chegar.

Diferenciação do ego – uma relação do funcionamento psíquico, a satisfação a ser obtida, muitas vezes substituída pela chupeta onde a criança tem suas primeiras frustrações por não ter seu desejo atendido o que já marca sua vida.

Outra constituição psíquica é a interdição, ou seja, repressão do desejo, seja no lado da agressividade ou os impulsos eróticos, os pais são os primeiros objetos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com