TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fenomenologia Existência

Por:   •  20/4/2018  •  Resenha  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

Francielle Lacerda, Isabela Salvia, Mayara de Castro, Rafaela Leite.

PSICOLOGIA FENOMENOLOGICO EXISTENCIAL

BELO HORIZONTE – Março, 2017.

Francielle Lacerda, Isabela Salvia, Mayara de Castro, Rafaela Leite.

PSICOLOGIA FENOMENOLOGICO EXISTENCIAL

Trabalho apresentado ao professor Fernando Dório como requisito parcial para aprovação na disciplina Psicologia Fenomenológico Existencial.

BELO HORIZONTE –Março, 2017

PSICOLOGIA FENOMENOLOGICO EXISTENCIAL

1. O que caracteriza o dialógico e qual é a diferença do diálogo?

O dialógico é caracterizado por relações em que a singularidade de cada indivíduo é respeitada, relações diretas, mútuas e abertas. O dialógico não depende de um só dos parceiros, nem dos dois juntos, depende do "entre” (troca) que compartilham e da conexão que estabelecem. O dialógico é a exploração do "entre". Já o diálogo pode significar apenas estar em contato com outra pessoa, sem explorar o "entre". É um encontro EU-ISSO, que visa um objetivo.

2. Defina o que é Psicoterapia Dialógica.  

A Psicoterapia Dialógica pode ser definida como uma abordagem, atitude, postura ou modo de ser em relação a existência humana. É um processo de psicoterapia em andamento que exige respostas únicas para situações únicas. Esta abordagem acredita que a base de nossa existência são as relações. Visto que afetamos e somos afetados, somos todos “fio de um tecido inter-humano.” Na Psicoterapia Dialógica, a pessoa é vista como um todo, o terapeuta tenta entender o indivíduo em sua totalidade.  

                                                                    

3. Explique a seguinte frase de Hycner (1995): "Uma das tensões mais fundamentais da existência humana é a tensão entre nossa natureza relacional e nossa singularidade”. 

Separar nossa singularidade e interesses individuais dos interesses e necessidade que surgem a partir de relacionamentos que construímos ao longo da nossa vida pode ser um impasse na maioria das vezes, o objetivo da abordagem dialógica é que o indivíduo consiga encontrar um equilíbrio entre essas duas polaridades, desta forma, viverá de forma saudável.    

                                                      

4. Explique como se dão as duas atitudes primárias que o ser humano pode assumir em relação aos outros.

As duas atitudes primárias são denominadas Eu-Tu e Eu-Isso, ambas são essenciais. A primeira é uma atitude de "conexão" natural, é estar presente de forma plena para o outro, com pouca finalidade ou objetivos direcionados a si mesmo. É uma experiência mútua, na qual o fato estar em "relação"(encontro) com a outra pessoa é valorizado. Distinto ao Eu-Tu, o Eu-Isso é uma atitude de "separação" natural, é totalmente dirigida por um propósito, há um objetivo/meta a ser atingido como finalidade. É uma coisificação do outro. Não é errada ou má, mas pode torna-se problemática quando é predominante.                                          

5. Diferencie o dialógico do momento EU-TU.                                            

O dialógico é a resposta do próprio ser, em sua totalidade, à alteridade do outro. O dialógico acontece no reino do “entre”. O mesmo não é igual ao momento Eu-tu. O momento EU-TU é apenas um momento ou uma dimensão de uma orientação dialógica rítmica total, que abrange a alternância dos momentos Eu-tu e Eu-isso. É a alternância natural das duas posturas.

.

6. Explique o que caracteriza a dialética intrapsíquica

Essa dialética refere-se à integração entre duas polaridades, na qual o indivíduo se encontra dividido em decidir-se por algo. É intrínseco de um único indivíduo.

Exemplo: quer fazer alguma coisa, mas ao mesmo tempo não quer fazê-la.    

         

                     

7. A psicoterapia de base dialógica busca entender a pessoa em tua totalidade, considerando este, o contexto para compreendê-la. De que maneira isso acontece.                                  

Há uma preocupação predominante com a pessoa como um todo, não levando em consideração apenas um determinado aspecto ou as dimensões, seja ela intrapsíquica, interpessoal ou transpessoal. Embora seja preciso que um destes aspectos seja enfatizado em diferentes estágios da psicoterapia ou em qualquer sessão em particular, o principal é levar em consideração e manter todo o contexto apresentado, pois cada comportamento precisa ser compreendido dentro de um contexto mais amplo da existência da pessoa                               

8. Explique e exemplifique:

a) Steward do diálogo: O terapeuta coloca-se a serviço do cliente, deixando de lado em alguns momentos a sua individualidade. O mesmo usa todos os sentidos para tomar consciência do que está faltando nessa situação potencialmente dialógica.

Exemplo: Saber da necessidade do cliente e estar disponível para o mesmo quando for solicitado, até mesmo em um contexto não terapeutico.                               

b) Vereda Estreita: O terapeuta não tem nenhuma segurança garantida. Caminha entre a objetividade e subjetividade, e, mesmo que o profissional tenha trabalhado muitas horas com o cliente, nunca saberá antecipadamente o que será necessário nesta sessão ou no próximo momento. Tudo dependerá de cada encontro único com o cliente que também é único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (186.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com