TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravidez na Adolescência

Por:   •  8/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

        A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 12 e 19 anos, é uma época de várias descobertas. É uma fase que passa por diversas modificações físicas, biológicas e psicológicas. Esta pesquisa abordará fatores e particularidades relacionados à gravidez em adolescentes cursando o Ensino Médio, e mostrará por meio de pesquisa de campo que, com o aparecimento de uma gestação nessa fase da vida, possivelmente ocorrerão implicações, mudanças, transformações e surgirão muitos desafios a serem enfrentados.

Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Ensino-Médio, Psicologia Escolar.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

1.1        Apresentação        6

1.2        Tema/Levantamento Bibliográfico        6

1.3        Objetivo geral        7

1.4        Objetivos específicos        7

1.5        Hipóteses        7

1.6        Justificativa        7

2        MÉTODOS        9

2.1        Sujeitos        9

2.2        Instrumentos         9

2.3        Aparatos de pesquisa        9

2.4        Procedimento para coleta de dados        9

2.5        Procedimento para análise de dados        9

2.6        Ressalvas éticas        10

3        DESENVOLVIMENTO        11

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

6        APÊNDICE        20

7        ANEXO        21


LISTA DE ANEXOS

Anexo I – Carta de Apresentação

Anexo II - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Anexo III - Entrevista realizada em 30 de outubro de 2018 com a Entrevistada A

Anexo IV- Entrevista realizada em 6 de novembro de 2018 com a Entrevistada B

Anexo V - Entrevista realizada em 12 de novembro de 2018 com a Entrevistada C

1. INTRODUÇÃO

  1. Apresentação

        Na época medieval, a gravidez era vista como uma obrigação do casal, principalmente da mulher, em caso de infertilidade a mulher era mal vista pela sociedade sendo a única culpada, o homem era isento de qualquer responsabilidade. A mulher grávida era protegida e elevada a um grande patamar, era exibida como um troféu. Já no século XlX, a mulher deveria engravidar jovem e ter muitos filhos, no mínimo oito. Elas tinham que ficar escondidas da comunidade, pois mostrava que ela tinha participado de um ato sexual, tirando assim a imagem de que a mulher era pura e recatada. Era difícil para as mulheres, tanto da classe alta como da classe operária: as mais ricas não podiam ir às festas e eventos públicos, as pobres perdiam os seus empregos assim que era anunciada a gravidez, ou seja, em ambas as situações a gestante perdia a sua independência. Muito dos partos eram feitos em casa, acompanhados por uma parteira.

        Os movimentos feministas e a descoberta de métodos anticoncepcionais favoreceram para que muitas mulheres lutassem por igualdade de direitos em relação aos homens. A partir de então, a mulher consegue dedicar mais tempo aos estudos, em função das exigências do mercado. E, com o advento dos métodos anticoncepcionais, o planejamento familiar torna-se uma realidade, oferecendo às mulheres a oportunidade de escolherem o momento apropriado para engravidar, não sendo mais por determinação da sociedade.

  1. Tema/Levantamento Bibliográfico

        Para a realização deste trabalho de pesquisa sobre quais são os desafios encontrados pelas adolescentes que engravidam no ano letivo escolar, mais especificamente durante o Ensino Médio no Brasil. Para entendimento das dificuldades e obstáculos que impactam na continuidade desta aluna na comunidade escolar, serão consultados artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso já publicados e acessíveis através de bibliotecas científicas virtuais, além de pesquisas a serem realizadas em livros que contenham a temática abordada.

  1. Objetivo geral

        Investigar e descrever os desafios enfrentados pelas alunas que engravidam durante o Ensino Médio.

  1. Objetivos específicos

        Descrever as dificuldades de relacionamentos encontrados no período.         Descrever os desafios fisiológicos apresentados pela gravidez durante o Ensino Médio.

  1. Hipóteses

        Dificuldade em lidar com a reação/aceitação dos colegas frente à nova condição da adolescente. Necessidade de acolhimento da comunidade escolar. Conciliar a vida escolar com a condição de gestante.

  1. Justificativa

         Este tema foi escolhido com intuito de pesquisar o aumento do índice de gravidez na adolescência e entender os motivos da evasão escolar motivada pela gestação identificando quais as dificuldades e os conflitos encontrados pela gestante ao longo do período letivo. A proposta é levantar questões que possam ajudar a conhecer o contexto da receptividade do ambiente escolar e suas influências sobre a gestante e suas expectativas para o futuro e, com isso, aprofundar o assunto e levar mais informação para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com