TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA

Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  9.449 Visualizações

Página 1 de 9

QUAL A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

A psicologia estuda a forma como nós nos desenvolvemos ao longo da vida e centraliza nas mudanças qualitativas presentes. Por isso é importante estudar a forma como o comportamento e os processos mentais mudam ao longo da vida.

No cotidiano das ações pedagógicas a psicologia nos permite: a vivencia da arte de aprender; reconhecer a função e o significado da educação; fundamentar, aprofundar e operacionalizar a compreensão como vivencia de fazer aprender a conviver, a ver, ouvir, falar, respeitar, pensar, criticar, agir, dialogar, sentir, conhecer, escrever, a amar e ser.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos.

A aprendizagem é um processo fundamental para avida a humana a tal ponto que a humanidade, em suas sociedade, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:

1º- aspecto: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;

2º- aspecto: o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

As relações entre a psicologia e a educação, apesar de parecerem óbvias, são complexas e envolvem vários aspectos, tanto concordantes como de oposição. Tendo

como alvo comum a criança, a psicologia e a educação têm discutido desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e os de aprendizagem.

Assim, a influência da psicologia sobre a educação é reconhecida. No entanto, a posição da psicologia na relação com a pedagogia tem sido muitas vezes de autoridade, ultrapassa limites da competência.

Por outro lado, percebe-se a grande procura de respostas, por parte da educação, em diversas áreas, para dar conta da complexidade do fenômeno educativo.

Desenvolvimento e educação são complementares e a atividade exercida por todos educadores é de extrema importância. A escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que

possa atingir toda sua personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.

Para tal, é necessário ter uma formação também psicológica, a fim de melhor compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos de suas escolas e poder agir verdadeiramente como educador.

Teorias da Aprendizagem

TEORIAS ASPECTOS CONCEITUAIS CONTIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria verbal significativa • Estrutura cognitiva

• Aprendizagem com significados, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos)

• Significado, interação e conhecimento

• Muda o foco de ensino modelo- estimulo para aprendizagem significativa Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

O processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria genética da aprendizagem (Jean Piaget)

• Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar. Estágios do desenvolvimento: sensório- motor (do nascimento aos 02 anos) pré -operatório (02 a 06 anos) operatório- concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).

Vygotsky

Teoria sócio cultural • Desenvolvida por Vygotsky

• As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.

• O processo se dar de fora para dentro, relação professor- aluno.

• ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se

Atualiza conforme o tempo passa e recebemos influencias externas, sempre visando a autonomia do aluno.

A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinha.

FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.

Esses fatores são:

• Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com