TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importancia Da Psicologia Para A Pedagogia

Dissertações: Qual A Importancia Da Psicologia Para A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 5

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO

A PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESTUDA COMO OS SERES HUMANOS APRENDEM EM AMBIENTES EDUCATIVOS, A EFICACIA DAS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS, A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NO ENSINO E NAS ESCOLAS, ENTENDEMOS O QUANTO ELA CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO E DEMONSTRAR COMO A PSICOLOGIA ESTA DIRETA E INDIRETAMENTE LIGADA A EDUCAÇÃO. AO ANALISAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR, UTILIZANDO A CORRENTE DA PSICOLOGIA NOS CONHECIMENTOS ESCOLARES, E SUA RELEVÂNCIA PARA O EFETIVO TRABALHO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM. PROCURANDO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE PENSANTE. O EDUCADOR DEVE ATUAR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO,DE FORMA QUE OS ALUNOS APRENDAM OS SABERES ESCOLARES EM INTERAÇÃO COM O OUTRO, E NÃO APENAS RECEBAM- NO PASSIVAMENTE.E DESSA FORMA, QUE O DOCENTE CONTRIBUIRÁ PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA O SENSO CRITICO E POSSA CADA VEZ MAIS PARTICIPAR ATIVAMENTE DE SUA ''PRATICA SOCIAL'' ATUANDO COMO SUJEITO EM MEIO Á SOCIEDADE.

ETAPA (1)

A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

O papel da psicologia em sua área de atuação e compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor.A importancia da psicologia na educação possibilita a criança a aprender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações.ao longo desse processo, ela comete alguns erros,reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los.Experimentam alegrias, tristezas,periódos de ansiedade e de calma.trata de buscar consolo em seus semelhantes. A psicologia contribui para a educação fornecendo subsidios para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola. nas várias modalidades de ensino.e assim permitir uma melhor compreensão e conhecimento sobre as diversas fases do desenvolvimento do ser humano e com isso proporcionar melhor entendimento sobre a aprendizagem e modos que a tornem mais eficaz e fácil de ser assimilado e compreendido. A psicologia no meio escolar também favorece as relações interpessoais como professor- aluno, pais- direção.etc. Ela contribui para uma visão mais abrangente dos processos educativos que acontecem no ambito educacional. A psicologia e uma ciencia que ajuda o professor a desenvolver conhecimento e habilidades e contribui para que ele construa e transforme seus saberes docentes. O professor faz uso da psicologia sempre, quando transmite conhecimento p ara o aluno. ele desenpenha também a função de formador de personalidade.Essa transferencia pode se transformar num valioso instrumento, facilitando o processo de aprendizagem, pois a afetividade é um fator favorável a aprendizagem.

A aprendizagem foi estudada sobre diversos aspectos.Alguns autores se atentaram ao aspecto motivação para aprender, outros destacam o produto da aprendizagem,outros ainda, ao processo.E dessa forma originou vários modelos de aprendizagem.Autores como Rosseau e Montessori compartilhavam o principio de auto estruturação do conhecimento, isto é viam o aluno como unico responsável do seu processo de aprendizagem.

Outro modelo é a hipotese por descobrimento cujo principio e que o aluno adquira conhecimentos com seus próprios meios, usando sua mente.Para Piaget, compreender é inventar ou reconstruir por reivenção. Enfim a contribuição da psicologia no campo educacional é um tema cativante e desafiador que continua atual, essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade da escola.

ETAPA (2)

TEORIAS PSICOLOGIA- ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O AMBITO EDUCACIONAL.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA.

A aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel.

A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja,é possivel aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo.em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. e pode ocorrer de tres formas diferentes,sendo através de representações, conceitos ou de preposições.

A aprendizagem por representações ocorre quando a criança adquire um vocabulario novo primeiramente ela aprende as palavras que representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com