TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERGOVERNAMENTAL ENTRE OS EMPREGADOS ORGANIZACIONAIS E O CLIENTE DA ÁREA ESCOLAR DA COMPANHIA

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERGOVERNAMENTAL ENTRE OS EMPREGADOS ORGANIZACIONAIS E O CLIENTE DA ÁREA ESCOLAR DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE FUNCIONÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO E O CLIENTE DA EMPRESA DA ÁREA ESCOLAR

Joicilene Rodrigues

Sanya Carraro

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino quanto à comunicação interna, a fim de verificar as principais dificuldades e aspectos facilitadores da comunicação existentes na empresa. Para tanto, foi realizado um estudo e caso descritivo de caráter quantitativo. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário contendo 11 (onze) questões elaboradas pelas alunas do curso de Psicologia, sendo que 10 (dez) perguntas eram de múltipla escolha e 1 (uma) questão aberta. Tal questionário foi aplicado no setor de Marketing da instituição e teve a contribuição de 10 (dez) funcionários. Por meio dos resultados verificou-se que ocorrem falhas de comunicação interna, causando problemas quanto o repasse de informações aos clientes, o que gera insegurança nos colaboradores quanto ao repasse das informações da instituição aos clientes.

Desta forma, esta pesquisa verificará se a comunicação interpessoal promove a integração entre empresa/cliente visando maiores resultados entre estes e assim mostrar que a comunicação interpessoal é um fator de sucesso nas organizações, assim é necessário que as empresas se incluam neste paradigma que se constitui como característica vital para qualquer organização.

Palavras-chave: comunicação, comunicação interna e comunicação com o cliente.

Abstract

This article aims to analyze the perception of employees of an educational institution on internal communication in order to verify the main difficulties and facilitating aspects of communication existing in the company. Thus, a descriptive case study and quantitative trait was conducted. Data collection was done through a questionnaire containing eleven (11) questions prepared by the students of the Psychology course, and ten (10) questions were multiple choice and one (1) open question. This questionnaire was applied in the Marketing industry and the institution was contributed by ten (10) employees. Through the results of internal communication failures occur it was found, causing problems as the transfer of information to customers, which creates insecurity among employees regarding the transfer of information from the institution clients.

Thus, this research will verify whether the interpersonal communication promotes understanding between company / client seeking greater results between these and thus show that interpersonal communication is a key to success in organizations, so it is necessary that companies falling in this paradigm that is as vital to any organization feature.

Key words: communication, internal communication and communication with the client.

1. INTRODUÇÃO

Com a globalização e, conseqüentemente a corrida das empresas para atingir padrões competitivos, a comunicação tornou-se uma ferramenta utilizada para conseguir o comprometimento dos membros da organização, possibilitando a compreensão da missão da empresa, de suas metas, filosofias e políticas. Por esse motivo, a linguagem usada nas organizações esta sendo aprimorada, pois elas sabem que a contribuição dos funcionários é um fator decisivo para sua sobrevivência. A dimensão interpessoal transcende os estreitos limites da tecnologia e também pode e deve desenvolver-se com intuição e criatividade. O ser humano não vive isoladamente, mas em continua interação com seus semelhantes, por isso é de fundamental importância a comunicação interpessoal nas organizações. Uma das características básicas do individuo, como ser social e gregário, é a necessidade de companhia, reconhecimento e afeto. Isso é evidente tanto na vida privada como no trabalho.

Nesse sentido, a comunicação trabalha não só com aspectos individuais, mas corporativos, assim os funcionários passaram a executar suas funções em equipe e as estratégias das comunicações são implantadas de forma que transmitir as informações para todo o grupo se torna uma tarefa de difícil desempenho, por isso a necessidade de ter gestores preocupados com a comunicação interpessoal.

O relacionamento interpessoal positivo pressupõe, é claro, participação e colaboração entre seus membros. A colaboração trás benefícios tanto para os funcionários como para a empresa como um todo. (DUBRIN, 2006 p. 204)

Portanto comunicação interpessoal por ser um método que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Onde cada pessoa, que passamos a considerar, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertorio cultural, sua formação educacional, vivencias, em ações, e toda a “bagagem” que traz consigo. Esse processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidade e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural. A fim de minimizar esses choques culturais, convencionaram-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mímica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o rádio. Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão. A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível. Uma vez transmitidas à informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimentos. A comunicação é melhorada com a interação com os colaboradores em todos os níveis, sobre pequenas grandes questões, é o processo básico pelo qual os gerentes e os profissionais realizam suas tarefas e as pessoas em posição de autoridades consistentemente consideram a habilidade de comunicação como algo vital para o sucesso. (DUBRIN, 2003 p. 204)

A comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano e de sua organização. Tudo que é construído, ou destruído, é pela comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com