TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CLIENTES COMO ÍNICIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.991 Palavras (24 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

1º SEMESTRE – 2014

LOCAL: Alphaville – SP

ANO 2014

NOME: ANDRESA RODRIGUES AMORIM

TÍTULO: UNILEVER

SUBTÍTULO: OS CLIENTES COMO ÍNICIO E FIM DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentadas como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

LOCAL: APHAVILLE – SP

ANO 2014

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo mostrar a historia da empresa Unilever, seus principais produtos no mundo e no Brasil, os desafios encontrados com o relacionamento com os clientes.

Duvido muito que você não conheça uma das marcas Unilever e talvez você não saiba como elas chegam a sua casa, ela se tornou um ingrediente indissociável da cultura nacional de centenas de países, presença constante na sua lista de supermercado, mais de 160 milhões de vezes diariamente alguém em qualquer parte do globo compra um produto fabricado pela Unilever.

Para conquistar espaços tão importantes na vida das pessoas, foram necessários anos de trabalho e dedicação ao consumidor.

PERFIL DA EMPRESA

UNILEVER

O Unilever é uma empresa de alimentos e produtos de higiene e limpeza com sedes nas cidades de Roterdam (Holanda) e Londres (Inglaterra).

A empresa apresenta como seu principal objetivo atender às necessidades diárias de seus clientes em todo lugar – antecipar-se às aspirações de seus consumidores e clientes e responder criativamente e competitivamente com marcas, produtos e serviços que aumentem a qualidade de vida. Para alcançar sucesso a longo prazo, a Unilever afirma ser necessário o compromisso total com padrões excepcionais de desempenho e produtividade, trabalhar conjuntamente de maneira efetiva, abraçar novas idéias e aprender continuamente.

A empresa acredita que alcançar o sucesso requer também altos padrões de comportamento corporativo dirigidos aos empregados, consumidores e sociedade. A Unilever trabalha duro para conduzir seus negócios com integridade, respeitando os empregados, os consumidores e o meio ambiente. A Unilever possui um código de princípios de negócios que define os padrões operacionais para todos os empregados. Esse código trata de assuntos como padrões de comportamento, saúde e segurança, garantia de qualidade e compromisso com o meio ambiente.

Em relação aos sindicatos dos trabalhadores, afirma respeitar totalmente o direito de seus funcionários de filiarem-se a sindicatos. Exemplifica dizendo que, em países como o Canadá e o Brasil, quando ocorreu o fechamento de unidades, o pacote de compensações oferecido pela empresa excedeu o mínimo requerido pela lei nacional e pelos acordos coletivos firmados com os sindicatos.

Em relação aos funcionários, a Unilever afirma que em seu ambiente de trabalho há confiança mútua e respeito, onde todos se sentem responsáveis pela reputação e pelo desempenho da companhia. Quanto ao ambiente de trabalho, a empresa compromete-se a: empregar e promover funcionários levando em consideração apenas as qualificações e habilidades necessárias para o trabalho a ser exercido; garantir condições de segurança e saúde para todos os trabalhadores; não usar nenhum tipo de trabalho forçado, compulsório ou infantil; desenvolver e aumentar as habilidades e capacidades individuais de seus funcionários; respeitar a dignidade dos indivíduos e o direito dos empregados de liberdade de associação; estabelecer boa comunicação com os empregados, com base em informações da companhia e por meio de processos de consulta.

A Unilever participa de diversos grupos e iniciativas promotoras da responsabilidade social corporativa: é signatária do Global Compact; integra o Programa de meio ambiente das Nações Unidas; participa da Comissão Oxford de Consumo Sustentável; é membro do Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Ethos, do Centro Ético da Universidade de Natal (África do Sul), do Business for Social Responsibility, e da Global Reporting Initiative (GRI).

A empresa no Brasil afirma investir nas pessoas por meio do recrutamento de diversidade de talentos, desenvolvimento de habilidades, estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, processo de treinamento desenvolvido por chefes e colegas de trabalho, trabalhos em time. Em 2002 foi criado o Instituto Unilever, uma associação sem fins lucrativos, de caráter assistencial e educativo, que tem por objetivo incentivar e apoiar ações sociais da companhia, tanto corporativas quanto de marcas. De acordo com os pronunciamentos, sua criação é mais um passo da empresa para a sustentação e o fortalecimento da marca no país. Sua intenção é unir os projetos sociais já realizados por parte das suas dezenas de marcas e instituir critérios para elaboração de novos programas sociais que tenham como foco a educação em suas mais variadas formas: ambiental, para saúde, para o trabalho, para o esporte, entre outras. A empresa no Brasil destaca que a consciência e responsabilidade em relação às questões ambientais são uma constante no dia-a-dia da Unilever e de seus funcionários, enfatizando que possui cinco unidades com certificação ISO 14001.

HISTÓRICO

A EMPRESA NO MUNDO

Em 1884, William Hesketh Lever e seus irmãos fundaram na cidade a Lever Brothers, dispostos, a princípio, a vender sabões à moda antiga. Ou seja, a peso, cortados diante do freguês. Mas logo William teve uma idéia que transformaria o negócio: dar um nome ao  sabão  e  vendê-lo  num  tamanho  padrão,  acondicionado  em  uma  bela embalagem. A  iniciativa ajudaria a clientela a  identificar o produto, cuja  fórmula neutra o tornava menos  agressivo  para  as  mãos  do  que  os  concorrentes,  atraindo  a  preferência  dos fregueses. Sunlight nasceu, portanto, com dois ingredientes que estariam em todas as receitas  de  sucesso  da  Unilever  no  futuro:  um  produto  de  qualidade  e  uma  boa comunicação com o consumidor. Mas para fazer daquela boa idéia um grande negócio seria necessário um espírito muito empreendedor. Com o sucesso inicial de Sunlight, a Lever Brothers abriu a própria fábrica e, apenas oito anos depois de chegar ao mercado, passou a ter um dos sabões mais vendidos do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (323.2 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com