TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 20

• Etapa 1

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA

Psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.

A aprendizagem é o processo através do qual a criança que se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquela que seu grupo conhece nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para suas ações e experiências que vive.

Com o uso da linguagem, esses significados para a suas ações e experiências que vive com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A importante base sabe a qual desenvolvera o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido, desta forma como, uns dialogam interiorizado. Objetos e conceitos existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos ao indivíduo. Para se apropriar desses objetos e conceitos é preciso que a criança identifique as características propriedades e qualidades das mesmas. As pessoas em especial crianças, aprendem através da interação. Entre professores e alunos, e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura. O papel do professor nesse processo é fundamental.

Psicologia e pedagogia lado a lado

É no convívio social, através das atividades praticas realizadas, que criamos condições para o surgimento da consciência, que é a capacidade de diferenciar entre as propriedades objetivas e estáveis da realidade e aquilo que é vivido subjetivamente. É através do trabalho que nos organizamos para alcançar determinados fins. Para tanto, usamos os conhecimentos. A psicologia tem como se sabe, interesse em compreender o efeito do meio sobre o crescimento e o desenvolvimento, bem como as alterações que provocam, do ponto de vista psicológico, tanto na criança como no adulto. Neste sentido, a psicologia pode buscar informações na medicina e vice-versa. A psicologia como contribuição para a prática educacional, segundo Claúdia Davis e Zilma de Oliveira deverão analisar três vertentes que compõem a psicologia como forma de contemplação da ação proposta, onde este é o processo através do qual o individuo constrói ativamente as relações que estabelece com ambiente físico e social suas características, humanas não são biologicamente herdadas, mas historicamente formadas. De geração em geração, o grau de desenvolvimento alcançado por uma sociedade vai sendo e transmitido e influenciado desde o nascimento, na percepção que o individuo vai construindo sobre a realidade, inclusive no que se refere ás explicações dos eventos e fenômenos do mundo natural.

A psicologia estuda como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que diferencia o homem de outras espécies. Estuda a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade do ser humano. Descreve como as capacidades se modificam e busca explicar tais modificações.

Daí a importância desta disciplina para a pedagogia: propiciar e organizar de condições para a aprendizagem infantil, de maneira que se possam ativar, na criança, processos internos de desenvolvimentos, quais, por sua vez, serão transformados em aquisições individuais. Para que a crianças mais experientes.

Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e experiências que vivem.

A psicologia da aprendizagem estuda e contribui no complexo processo pelo qual as formas de pensar q e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriadas pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito, as operações cognitivas são sempre ativamente construídas na interação como outros indivíduos. O sujeito tem um papel ativo muito importante na construção do conhecimento e na construção de si próprio.

• Etapa 2

As teorias

Teoria psicologia-aspectos conceituais contribuições para o âmbito educacional teoria verbal significativa ocorre quando a criança aprende determinadas palavras como, por exemplo: papai, mamãe e sabe diferenciar que essas palavras podem ser usadas para seu pai e para sua mãe e todos os outros existentes. Muda o foco de ensino modelo estimulo para modelo aprendizagem significativa. É a interação do novo conhecimento com o já existente, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aluno.

Teoria genética da aprendizagem

A estrutura cognitiva é o conteúdo total e organizado de ideias do individuo; ou no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular de conhecimento. O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contrato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contado com novo conhecimento possa ser reorganizado. E com isso existem três estágios, são eles: estagio do desenvolvimento: sensório-motor (do nascimento aos 2 ) pré-operatório (02 a 06 anos) operatório-concreto (07 a 11 anos). Operatório (02 a 06 anos) operatório-concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).

Teoria sociocultural

As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz e na sociedade e na cultura. Isso ocorre dentro das salas de aulas também. O processo de desenvolvimento se dá de faro para dentro, a relação professor-aluno. A educação é vista como processo social sistemática de construção da humanidade. A aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas, pôs não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando autonomia do aluno

ETAPA 3

FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com