TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO PARA A PSICOLOGIA

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO PARA A PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  2.179 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia foi apresentada ao mundo através de filósofos gregos, fisiologistas e pensadores que ocuparam papeis importantíssimos, tentando entender a mente humana. Sócrates com sua teoria do questionamento lógico, Platão discípulo de Sócrates procurava uma explicação racional do mundo, Aristóteles aluno de Platão acreditava que as ideias e a alma eram imortais.

Com o passar do tempo e com a chegada dos cientistas aos poucos dentro da psicologia foram definindo a mente humana. Wundt e Tichener a partir do estruturalismo começaram a compreender os fenômenos mentais, James através do seu interesse no que a mente faz, enfatizou que a mesma era o que fazia o ser humano ter o poder de perceber e recordar das coisas.

Aos poucos o homem foi sendo definido como um ser biopsicossociohistórico, sendo um ser consciente capaz de produzir cultura. Para compreender o comportamento humano é importante fazer uma ligação da emoção com a percepção, os afetos que são expressos a partir das emoções são produzidos de duas formas dentro e fora do individuo.

Hoje é a psicologia é a ciência independente que procura responder o estudo da mente e do comportamento com o meio ambiente.

Watson considerado o pai do comportamento era um defensor da importância do meio ambiente, na determinação de todo o comportamento humano. O behaviorismo (comportamentalismo) tem suas raízes nos trabalhos de Watson e Pavlov, mas a criação dos princípios e da base de grande parte da abordagem comportamental foi da responsabilidade do psicólogo americano Burruhs Skinner, que se tornou o mais importante representante da escola comportamental criando o sistema do condicionamento operante.

Skinner foi um marco para a psicologia americana, ele foi de suma importância para a construção da psicologia como a conhecemos hoje, um conhecimento mais aprofundado do discurso de Skinner.

Através desses estudos podemos aplicar técnicas importantes para testes na psicologia como as avaliações comportamental que possui quatro características fundamentais:

• Acontecimentos observáveis

• Comportamento como uma amostra

• Relações funcionais

• Ligação entre avaliação e tratamento

È de suma importância o estudo do comportamento para a psicologia, para podermos compreender o outro, saber suas fraquezas, medos etc para ajudarmos o outro.

Referencias bibliográficas

• Ângelo Augusto Silva Sampaio

• www.infopedia.pt$psicologia-do-comportamento

• www.webartigos.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com