TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Psicologia

Artigos Científicos: Estudo Da Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 4

1. Discorrer resumidamente o nascimento da Psicologia como ciência.

Em meados do século XIX a Psicologia e a Filosofia estavam diretamente ligadas. Os primeiros estudiosos da alma humana foram: Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates preocupava-se com o limite que separava o homem dos animais (razão); para Platão alma e corpo eram elementos separados, onde a razão se encontra na cabeça; já Aristóteles entendia que corpo e mente eram interligados.

Em 1649, René Descartes reafirmou que corpo e mente eram elementos separados, pensamento dominante até o século XX.

Vendo isso os acadêmicos da época decidiram distanciar a Filosofia da Psicologia, dando origem, assim, a Psicologia Moderna. No final do século XIX os acadêmicos começaram a estudar cientificamente o comportamento humano, a fim de controlá-lo. Nesse momento começa a tentativa de construir um corpo teórico consistente, dando reconhecimento da Psicologia como ciência.

2. Conceito atual de Psicologia e significado de comportamento.

Atualmente entende-se Psicologia como sendo o estudo científico do comportamento humano e de seus processos mentais. Ela dá importância às evidências empíricas (experiências do dia a dia), sendo o pensamento crítico e inovador uma etapa obrigatória dessa compreensão.

O comportamento representa as ações humanas, tanto as subjetivas quanto as objetivas. Como por exemplo: sentimentos, lembranças, sonhos, andar, falar, escrever...

3. Escolas Psicológicas atuais:

As principais escolas psicológicas atuais são:

Psicanálise – estuda o inconsciente, recupera a importância da afetividade e das experiências infantis, está associada a Freud.

Experimental – estuda o comportamento humano e o animal enquanto aprendizagem, condicionamento, motivação, emoção, sensação e percepção.

Behaviorismo – estuda o comportamento e os efeitos que os estímulos e as respostas causam sobre eles.

Humanista – estuda a relação do sentido e valores da vida de uma pessoa com os aspectos emocionais da existência humana.

Gestáltica – estuda a necessidade de se compreender o homem como totalidade.

4. Qual o objeto comum entre Psicologia e Direito? Fundamente a resposta.

O objeto em comum entra a Psicologia e o Direito é o estudo do comportamento humano. A Psicologia vive em função de compreender as chaves do comportamento humano, enquanto o Direito busca regular esse comportamento através de regras e formas de soluções de conflitos.

5. Razões da crise instalada na ciência e qual a solução proposta pelo autor?

As razões da crise instalada na ciência referem-se ao individualismo dos saberes, no qual as disciplinas estão isoladas nos seus próprios objetos de estudo.

O autor propõe uma integração dos conhecimentos sociais, pois a crise do pensamento jurídico atual acredita na crença de que o Direito é um pensamento autônomo e independente, que pode desprezar os demais conhecimentos da ciência.

6. Afastamento do direito das demais ciências humanas. Consequências e proposta?

O afastamento do Direito das demais ciências humanas levou o jurista a ficar desencarregado dos acontecimentos científicos atuais. Onde vem sendo pouco considerado quanto a sua própria ciência e arte remetidas às técnicas de controle social que decorrem do poder concreto sobre a sociedade.

A saída para esse distanciamento do pensamento jurídico está na integração do Direito ao patrimônio da ciência moderna, como via de acesso capaz de transpor a trilha da auto justificação a que leva à ideologia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com