TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Idade Média é o período histórico europeu entre a Antiguidade e a Época Moderna

Por:   •  29/11/2016  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

A Idade Média é o período histórico europeu entre a Antiguidade e a Época Moderna. Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada. 
Esta pode ser dividida em 2 épocas: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média, período do século V ao IX, é caracterizada pela formação do sistema feudal e representa o processo da economia e sociedade da Europa.

O século XII foi marcado por mudanças chamadas de conversão devido s alguns fenômenos de ruptura, viagens, encontros, desastres entre outros, mas esta conversão embora seja aplicada pela vida religiosa pode se usar pela variedade mudanças em diversos aspectos.

A época foi certamente dramática dada a reforma protestante e a reforma católica muitas conversões eram impostas e sofrida pelos homens. Estas conversões ameaçam sua integridade seja ela religiosa ou psicológica. O homem se difere entre se o que já não nos deixa falar com clareza sobre natureza humana, a conversão porem não era só religiosa, mas também pelos estados de mudança do corpo ou comportamento, tais como uma febre uma gripe.

Pessoa então começaram a escrever autobiografias para explicar como se sentiam ou como faziam nos para os negócios irem bem, não como o intuito de publicar e difundir mas para poder guardar para que seus sucessos pudessem saber por onde começar sem terem que passaram por necessidade mesmo que alguns deles fracassassem como conversão.

Em alguns casos os altos e baixos da vida eram explicados simplesmente por destino que dizia que as decisões de deus iriam fazer com que o decorrer da sua vida fosse prospero ou não se você teria uma doença ou perderia um ente querido, tudo isso era decidido por uma força maior.

Tudo passou por mudanças, a arte que nesta época era representada na pintura e escultura seres contorcidos e movimento aprendidos no momento em que os corpos parecem prestes a se desfazer. Na literatura a linguagem também se torna diferente trazendo aspectos diferenciados como por exemplo a parodia que era uma canção com um toque cômico.

As reformas foram mudanças tanto mirais quanto de governo ou econômicas que aconteceram no período do renascimento, o frade Girolano Savonarola assumindo o governo de Florença propondo uma mudança política e moral foi retirado do poder e foi queimado.

100 anos depois um ex dominicano foi preso por liderar um movimento reformista radical no sul da Itália e ficou encarcerado por 27 anos. Um ano depois da prisão de Campanella outro ex dominicano foi julgado pela inquisição romana e queimado vivo devido as suas crenças a ideias reformistas no campo cientifico e religioso.

102 ano depois alguns reformadores enfrentaram o exilio e tiveram problemas com a igreja e até foram decapitados. O tempo as tarefas dos reformadores ficaram mais fáceis porque as pessoas foram ganhando voz ao longo dos anos e com as divisões entre auto e baixo escalão a hierarquia foi cada vez mais, o primeiro projeto precisaria de experiências para controle metódico da vida, como fazer o que fazer, como falar, com quem falar, como se apresentar, como rezar, como compor uma música e etc.

Houveram reformas em quase tudo, no modo de agir de pensar de ver o mundo de entender os seres no modo de observar as estrelas e até mesmo música de ciência de política, mas isso passou por um processo dolorosos de lutas e rejeições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com