TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia e signo ideológico

Por:   •  4/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

IDEOLOGIA E SIGNO IDEOLOGICO

O indivíduo é ser em constante movimento, passivo e ativo na sociedade, inserido na história e constituído de suas próprias relações sociais, que se insere na sociedade através da linguagem, veículo da ideologia. O campo da psicologia define o termo ideologia como um conjunto de crenças, no entanto de acordo com Maritiza Montero (1995), “O termo parece estar, dessa maneira, servindo a diversos objetivos; refere-se a maneira de pensar; típica de indivíduos ou de grupos em particular e, por sua vez assinala a ação distorcida” o que nos leva a compreender que o termo ideologia descreve dois pontos: (1) conjuntos de ideias, (2) meio de ocultamento e distorção do real.

Seguindo o pensamento marxista, a ideologia é colocada como o conjunto de proposições, da sociedade burguesa, que tem o intuito de fazer aparentar que os interesses da classe dominante são o interesse coletivo, construindo assim uma hegemonia dominante desta classe. Essas ideias surgem com a força de fatos naturais, habituais e como se fosse um conhecimento partilhado por todos, que são transmitidos através dos discursos. No plano estrutural a ideologia será articulada pelas instituições que respondem pelas formas jurídicas, no plano individual se reproduz em função da história de vida e da inserção especifica de cada um em seu determinado grupo (LANE, 2007).

Partindo do pressuposto marxista, para Bakhtin ideologia são todas as manifestações superestruturais porém engloba o universo da arte, ciência, filosofia, religião, direito, ética, política; envolvendo todas as áreas da criatividade intelectual humana –produto da cultura imaterial, logo vai em contrapartida a concepção de que a ideologia existe para ocultar o real (FARACO, 2003). Bakhtin e o Círculo constroem um conceito de ideologia com base no movimento, destroem e reconstroem o conceito, assimilando ideologia oficial a ideologia cotidiana sendo a ideologia oficial: dominante e a ideologia do cotidiano: constituída, a medida que as relações do indivíduo com a ideologia vão se aprofundando, as enunciações se relacionam e se integram no sistema ideológico que vai se tornar constituído naquele determinado grupo. (MIOTELLO, 2008) O produto da criação ideológica é sempre um signo, eles se dão a partir das interações sociais, a criação ideológica é fundamenta na natureza semiótica –todos os produtos da cultura possuem significado e podem ser vistos como signos (FARACO, 2003). Com base nestes termos podemos compreender que a série “Todo Mundo Odeia o Chris” se torna um veículo para disseminação dos significados e signos daquela população negra e de sua própria história de vida, autor Chris Rock.

LUANA VANESSA GONÇALO 1010770

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Consciência/alienação: a ideologia no nível individual. In. LANE, Silvia Tatiana Maurer; CODO, Wanderley. (Orgs.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2007. p.40-47.

MONTERO, Maritiza. Estratégias discursivas ideológicas. In. LANE, Silvia Tatiana Maurer; SAWAIA, Bader B. (Orgs.). Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 83-96.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo, Sp.1º Ed. Parábola editorial, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com