TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do blastocisto ocasiona a reação decidual

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 2

a) A placenta é composta pelo componente fetal derivado do saco coriônico: córion viloso e pelo componente materno, derivado do endométrio: a decídua basal. A implantação do blastocisto ocasiona a reação decidual. Através dos níveis crescentes de progesterona, as células do estroma da decídua aumentam seu tamanho e acumulam glicogênio e lipídios no citoplasma. Tais células deciduais são ricas fontes de nutrição para o embrião. O endométrio gravídico gera a decídua, que se divide em capsular, basal e parietal, e participa na formação da placenta. O córion é formado por sinciciotrofoblasto + citotrofoblasto + mesoderma extraembrionário. Ele está relacionado ao sistema uteroplacentário primitivo e as lacunas no sinciciotrofoblasto, que são preenchidas por sangue materno provenientes dos capilares maternos e restos celulares das glândulas uterinas erodidas, possibilitando ao embrião nutrição e trocas gasosas. O citotrofoblasto se prolifera em vilosidades: vilosidade tronco primária, vilosidade tronco secundária e vilosidade tronco terciaria. Essas vilosidades coriônicas passam a cobrir todo o saco coriônico. Com o desaparecimento das vilosidades da área protuberante do córion, o córion liso é formado e com as vilosidades da área associada à decídua basal, há o córion viloso.

b) Pode haver transmissão vertical, na qual substancias e agentes infecciosos são capazes de atravessar a membrana placentária. Agentes infecciosos como o Zika vírus, sífilis, toxoplasmose, HIV, hepatite B, rubéola são alguns exemplos de agentes capazes de adentrar a placenta. Substâncias nocivas como algumas drogas lícitas e ilícitas, álcool e alguns medicamentos também tem essa capacidade.

c) Ocorre por incompatibilidade do sangue materno com o sangue do feto. Na primeira gestação não há ocorrência da doença. O organismo da mãe, sendo Rh+, por já ter entrado em contato com o sangue Rh+ do bebe da primeira gestação passa a produzir anticorpos anti-Rh. Dessa forma, na segunda gestação, quando há um bebê também Rh+ o organismo materno com os anticorpos anti-Rh entrarão em ação contra ele, que é visto como um agente estranho.

d) Os anexos embrionários são derivados dos folhetos germinativos embrionários: ectoderma, endoderma e mesoderma. Porém, não fazem parte do corpo do embrião. O saco vitelino é o primeiro anexo a surgir, a partir do endoderma. O âmnio deriva do ectoderma e mesoderma. O alantoide, por sua vez, origina-se do endoderma.

e) O saco vitelino é importante para a formação do intestino primitivo, formação do sangue. O âmnio tem por função envolver o embrião, proporcionando a ele proteção. E o alantoide trabalha na formação de vasos sanguíneos nas paredes entre a terceira e a quinta semana, os vasos sanguíneos persistem como artérias e veias umbilicais, a sua porção intra-embrionária vai do umbigo até a bexiga, com o crescimento desta, o alantoide involui formando o úraco, que posteriormente ao nascimento torna-se um cordão fibroso, o ligamento umbilical mediano que se estende do ápice da bexiga até o umbigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com