TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Seleção Nas Organizações

Artigos Científicos: A Importancia Da Seleção Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Todas as empresas buscam qualidade em seus processos para que seu negócio lidere o mercado atual, tornando seu produto/serviço o melhor. A busca pelo sucesso acontece quando se recruta e seleciona a pessoa mais qualificada. Nem todas as empresas possuem Departamento de Recursos Humanos com especialistas de recrutamento e seleção, mas todos os gerentes e donos de empresas devem ter conhecimentos específicos quando se trata de selecionar pessoas.

Felizmente, hoje, as empresas estão se preocupando com o seu futuro, cuidando dos departamentos e funcionários como filhos, buscando trabalhar com a área de Recursos Humanos. As organizações são feitas por pessoas, então todos os proprietários ou gerentes do negócio têm que entender de RH. É uma área que está sempre em crescimento, buscando o melhor para a empresa e para o colaborador, devendo ter profissionais com visões estratégicas, criativas, comunicativas e com percepção, principalmente quando se trata de pessoas.

O Departamento de Recursos Humanos é responsável por todo o processo de seleção, da análise de currículos à contratação, buscando candidatos aptos a assumirem tarefas de responsabilidades nas organizações. E a seleção de pessoal é uma ferramenta de extrema importância nas empresas, está sendo considerado pelos profissionais como uma estratégia, pois possui em seu quadro de colaboradores pessoas competentes e talentosas para desempenhar determinadas atividades com eficácia e até mesmo identificar, principalmente, a capacidade de aprendizado, liderança e habilidade em trabalhos de equipe.

Hoje a seleção está mais conhecida como seleção por competência, de forma que participam apenas pessoas aptas, tornando-a mais objetiva. Hoje em dia a seleção por competências vem ganhando espaço nas organizações. Isso porque através dela se diminui as chances da seleção dar errada, sendo capaz de medir cada habilidade que os indivíduos possuem para um bom desempenho no cargo.

A pessoa que não tem competência pode se considerar fora do mercado, pois é um pré-requisito fundamental para se conquistar um emprego. Por isso é importante que os gerentes ou responsáveis pelas empresas adaptem-se ao processo de seleção para identificar pessoas eficientes e capazes de executar tarefas importantes.

Hoje nas seleções para contratações se valorizam mais as características pessoais do indivíduo do que as técnicas. As pessoas mais procuradas são as competentes com habilidades técnicas, políticas e comportamentais que atinjam resultados, compartilhem valores, planejem, liderem, organizem, controlem e satisfaçam os requisitos na execução de seu papel na empresa.

Entre as vantagens da seleção por competências destacam-se:

* mais objetiva, processo sistemático;

* maior facilidade na avaliação do desempenho futuro;

* maior garantia de uma contratação de sucesso;

* maior adequação do profissional à empresa;

* Turnover mais baixo, maior produtividade.

Segundo Reis (2003, p. 12) numa pesquisa realizada pela Gazeta Mercantil, em 4 de janeiro de 2000, viu-se que as competências mais procuradas pelas empresas são: influência, desenvolvimento de pessoas, autoconfiança, habilidade para gerenciar mudanças, liderança de pessoas e perseverança.

O planejamento é algo indispensável na entrevista de emprego, para que a mesma seja positiva trazendo ótimos resultados, tanto para a organização, quanto para o entrevistado, planejamento este que venha a ser feito pelo candidato e pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com