TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Procesoo

Ensaios: A Importancia Do Procesoo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

4ª etapa:

Falando sobre os elementos que justificam as contribuições do jogo na educação e no desenvolvimento das crianças.

Segundo a escritora Alessandra pereira dias e Andréa Aires costa, o relato de experiência de uma intervenção psicopedagógico institucional fazendo a analise de jogo como recursos didáticos na sala de aula. Esta experiência ocorreu em estágio do curso de psicopedagogia na universidade estadual do Ceará, tendo como fundamentos teóricos os estudos de Jean Piaget. A intervenção foi realizada com um grupo de alunos do segundo ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino particular de médio porte da cidade de fortaleza. Em observação aos alunos, aplicou diagnostico psicopedagógico, a partir dai constataram-se mudanças no desenvolvimento das crianças, nas situações de aprendizagem que se utilizavam jogos pedagógicos. Feito as instruções do jogo, da se o inicio do jogo com parte dos alunos enquanto outra parte fica aguardando a sua vez, há sempre um que tem mais facilidade para se concentrar em fazer cálculos e com isso eles ajudavam os que encontravam se em dificuldades. Portanto: foi possível perceber que durante o processo de observação que os alunos desta turma tinham interesse em jogos e costumavam trazer de casa e nos tempos livres utilizavam os da escola. Com a utilização de jogo pedagógico permitiu a instauração de uma dinâmica de cooperação entre eles.com a proposta pedagógica construtiva observou que as aulas e atividades eram centradas na professora.

Poucas foram às atividades feitas em grupos ou subgrupos de alunos.

Houve uma grande interação e um vincula com a professora, que não se intimidavam em pedir para repetir orientações de como realizar as atividades; onde ela por sua vez explicava diversas vezes, onde se percebeu que o grupo precisava da presença da professora durante a atividade feita.

Havia quatro alunos que sentia dificuldade de resolver determinada atividade e a professora não sabia mais o que fazer, onde descobriu que três deles estavam com os pais separados e apresentavam dinâmica familiar conflituosa. Seus comportamentos eram diferentes, no contexto escolar, eram distintos e apontavam para uma fragilidade emocional dos alunos e impotente frente à separação dos pais através da agressividade, hiperatividade, bloqueio na leitura e na escrita, nisto entra um atendimento especializado com a solicitação dos pais (família).

Segundo kishimoto (1994) o jogo, vincula—se ao sonho, a imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de e crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas.

A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivo distinto. O jogo ou brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem á criança com comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, e isto inegavelmente contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento (Rego, 1932, p.36).

Entrevista realizada por uma profissional da área da educação com o nome de Jussara Freitas trabalha na

Escola Municipal Cecilia Caraça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com